terça-feira, 17 de novembro de 2009

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Quando faltava uma rodada para o fim do primeiro turno, escrevi aqui minhas impressões a respeito da competição e fiz alguns prognósticos. Faltavam ainda 20 jogos para cada time. Observo hoje que acertei mais que errei. A maior surpresa para mim foi o Bugre. Não esperava, sinceramente, que tivesse fôlego para se manter entre os primeiros, depois do início avassalador. A queda de produção apresentada no fim do primeiro turno, imaginei que fosse se estender por todo resto da série B. Queimei minha língua e posso afirmar, sem dúvidas, que o Guarani irá disputar a série A ano que vem.

O Ceará surpreendeu. Deve suas chances reais de subir ao seu técnico, PC Gusmão, e à força de sua contagiante torcida, que deu show no Castelão. Já dizia que acreditava na força do Vovô. Não me decepcionei. Depende apenas de si mesmo e deve subir. Um jogo muito interessante para o VASCO na série A 2010, considerando a imensa torcida vascaína em Fortaleza.

O Atlético-GO fez o que dele eu esperava que fizesse. Já antes mesmo do início da competição, afirmei, baseado no desempenho do Dragão no Goianiense, que seria seríssimo candidato a uma das vagas para primeirona. Se não fez uma campanha brilhante, pelo menos se manteve entre os quatro em boa parte do certame. Ainda não garantiu a vaga, é verdade, mas depende apenas de seus esforços para tal. Torço para que suba. Não tem muita torcida. No Serra Dourada e no Rio o VASCO terá maioria de torcedores, caso o Dragão confirme o acesso.

O Figueira ainda tem chances. Remotas, mas tem. Ganhando os dois jogos que faltam, pode tomar a vaga do Atlético-GO. Fez o que se esperava que fizesse. Esteve sempre rondando o G-4, embora nunca tenha empolgado sua torcida. Corre o risco de ver o rival, Avaí, disputando sua segunda série A consecutiva e ainda classificado para Sul-americana, ou quem sabe para Libertadores, o que para a torcida da Ilha seria terrível.

Lá embaixo da tabela o ABC e o Campinense se empenharam para confirmar meus prognósticos. Nunca deram a impressão de que poderiam se livrar da degola. Não se livraram e irão ilustrar a série C 2010 com suas honrosas participações.

O São Caetano e o Brasiliense decepcionaram. Nunca se mostraram fortes para lutar por vaga. O Brasiliense fez mais - vai acabar a competição lutando para não cair para a terceirona. Caso caia, apesar dos esforços do ex-senador, deve ficar por lá um tempinho.

Os demais clubes fizeram figuração, o que no caso do grande Bahia e do Fortaleza é uma pena. São times de tradição e eu gostaria que tivessem sorte melhor, assim como o Santa Cruz, hoje agonizando na série D.

O campeão? Bom, o campeão todos sabiam qual seria desde 7 de dezembro do ano passado. Era o que se esperava. Foi o que aconteceu.

SERIE B ? NUNCA MAIS, SE DEUS QUISER !!!

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Nomes em profusão rondam a pauta de contratações do VASCO para 2010. Torno a dizer - A prioridade número um é manter a dupla Dorival Junior/Rodrigo Caetano.

* Por falar em Dorival, diz-se que suas exigências não são de ordem financeira. Quer garantias de que os salários sejam pagos em dia e que haja condições de trabalho adequadas e proporcionais às ambições do clube para a temporada 2010. Muito justo.

* O Juninho será sempre bem-vindo. Imaginem um meio de campo com Nilton, Souza, Juninho e Cazalber? Se o ataque estiver à altura...

* A grande maioria dos vascaínos com quem conversei mostram bom senso em destacar que o título da série B, embora comemorado, não está à altura de nossa centenária e vitoriosa história.

2 comentários:

  1. Sou catarinense e gostaria de ver o figueira na 1º divisão assim como o avaí fez bonito em 2009 seria muito bom ter um classico catarinense na Séria A em 2010, florianópolis iria ferver hehehe...

    Quanto ao nosso Vascão, acredito e torço pelas permanencias de Dorivale Caetano e um time reforçado para podermos conquistar pelo menos 2 dosw 3 títulos a serem disputados em 2010.

    Tenho bom senso sim, comemorei e muito o título da série B e acho ele importante simbólicamente, mas nunca fiz mensão em comparalo com qualquer outro título conquistado pelo glorioso Vascão.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=1nYdXENTRBE
    o que acham desse link?

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!