quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PENSAMENTOS SOLTOS...

Há 40 anos atrás o Rei do futebol fazia seu milésimo gol. Óbvio que foi num jogo contra o VASCO, clube predestinado aos grandes momentos. Logo ele, o vascaíno, fazendo seu milésimo gol no time que um dia sonhou defender. Por algum capricho dos deuses, ele foi parar no Peixe, e lá fez sua vitoriosa carreira. Mas quem um dia experimentou a sensação de ser vascaíno, nunca mais esquece. A Cruz de Malta, esse símbolo indelével, deixa marcas, pra sempre. O Rei é prova disso. Ao fazer balançar a rede pela milésima vez, adivinhem com que camisa comemorou o gol? Pois é...Pra quem não acredita, aí está a prova.


Foto: Netvasco

Não deve ser coincidência Pelé, Roberto Carlos e Chico Anísio, os grandes do futebol, MPB e humor, respectivamente, serem todos vascaínos. É predestinação mesmo.

************************************

Os Bambis paulistas estão sentindo na pele o que significa ser julgado com severidade pelo STJD. A mesma severidade que nos últimos três anos ceifou as chances dos adversários e deu os títulos de graça àquela corja do Morumbi, hoje se volta contra eles e dificulta, ou quase impossibilita, seu quarto título consecutivo. A outra face dessa moeda, usada no jogo imundo praticado nesse tribunal de pilantras, mostra a tendência cada vez mais forte do título parar na Gávea. A propósito desse assunto, esse que escreve foi interpalado dias desses com a seguinte questão: E aí João, vai secar os urubus ou é pior os bambis serem tetra? Minha resposta, que é o pensamento desse blog: SOU VASCAÍNO. ELES QUE SE EXPLODAM. O que me interessa nesse momento são os dois jogos que nos faltam para encerrar nosso calendário. Depois, é pensar em 2010.

***********************************

Hoje comemoramos o dia da bandeira. Então, vá lá - salve o lindo pendão da esperança! Mas isso me faz pensar nos símbolos que representam o VASCO, minha pátria. Sim, sou brasileiro, patriota, mas em primeiro lugar sou vascaíno. Há algum tempo me dei conta que o VASCO é um dos únicos times, senão o único, a não ostentar o escudo do clube na camisa. Isso se dá porque o VASCO possui um símbolo tão forte, tão inconfundível, tão indelével, como foi dito acima, que se sobrepõe até ao escudo, símbolo maior do clube. Senão vejam: O VASCO é alvinegro? Não, o VASCO é cruzmaltino. A Cruz de Malta possui esse poder. Simboliza o VASCO com a mesma eficiência que o escudo. Ambos são belíssimos, ambos são respeitados, ambos são temidos, ambos, onde quer que sejam avistados, significam a mesma coisa: VASCO, com V de vitória.

Lado a lado, duas imagens que representam uma paixão.

E não me venham com essa história de cruz pátea, cruz de Cristo, cruz isso, cruz aquilo. É Cruz de Malta e pronto. Assim quis a nação cruzmaltina, assim vai ser pra eternidade.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Uma onda de Vascainismo tomou conta do Rio. Por onde se anda, há uma camisa do VASCO adornando um vascaíno orgulhoso. O Rio fica mais bonito.

* Somos campeões, mas o campeonato não acabou. Lugar de vascaíno sábado é no Maracanã.

* O maçarico anda ligado; o verão ainda nem começou...

2 comentários:

  1. Brasileiro que nada, sou é Vascaíno...

    Coração que nada, tenho a Cruz de Malta no peito...

    Hino decor, só sei um, Vamos todos cantar de coração...

    Templo sagrado só considero um, São Januário...

    Manto sagrado, só tem um, a camisa Vascaína.

    É Deus no Céu e Vascão na terra...

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog.Sei o que é torcer para um clube que tem história.

    Abraços
    Fabio

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!