domingo, 16 de agosto de 2009

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES.

Falta apenas uma rodada para terminar o primeiro turno. Já é possível fazer algumas considerações e projeções para a classificação final. Não é exercício barato de futurologia, mas, baseado nas estatísticas, é possíver tecer alguns comentários a respeito dos times e de suas ambições. Ei-los, então:

VASCO: O melhor elenco, indiscutivelmente, da Segundona. Observem que isso não é elogio. Com esse time mesmo não teríamos muitas chances na Série A. Talvez uma honrosa classificação para a Libertadores. Só. Mas para a série B, dá com sobra. Temos jogado há algumas rodadas com os laterais improvisados. Alguns titulares, no início do ano, estão fora por problemas médicos, caso do Jéferson e Fernando. O time tem ido bem sem eles, mas suas recuperações darão valiosas opções ao nosso técnico. O Aluísio, assim que 100% fisicamente, será um reforço muito útil. Teremos ainda a volta do Rodrigo Pimpão, jogador extremamente veloz, que dá bastante ofensividade ao time. Enfim, se não fazemos jogos brilhantes, daqueles que encantam os torcedores, nossa campanha é muito boa. E a tendência é melhorar. Por nossa grandeza, não podemos ambicionar outra coisa que não o título.

ATLÉTICO-GO: Acredito que tenha força para se manter entre os quatro primeiros até o final. O time é muito bom, tem feito bons jogos fora de casa e no Serra Dourada é muito eficiente. Não tenho notícias de que tenha perdido muitos jogadores nessa tal de janela. Estou achando que vão fazer companhia ao Goiás na série A ano que vem, como respresentantes do Centro-Oeste.

GUARANI: Não tem muita lenha pra queimar. Teve seus 15 minutos de fama, com uma campanha avassaladora nas 12 primeiras rodadas da competição. Já dá sinais de desgaste. Tem elenco limitado. Não cai para a série C, mas não acredito que suba.

CEARÁ: Grata surpresa. O time é constante e, depois da chegada do PC Gusmão, ganhou padrão de jogo. Tem um elenco razoável e conta com o apoio de sua apaixonada torcida, que tem comparecido ao Castelão sempre em bom número. É outro clube que, junto com o Atlético-GO, deve fazer sua estréia na Primeirona, na era dos pontos corridos.

FIGUEIRENSE: Começou cambaleante, mas se recuperou. Sua maior virtude é a presença recente na Série A, nos últimos anos, o que dá uma ambição maior, uma vez que sabe a diferença de prestígio entre as duas competições. Tem, ao longo dos últimos anos, se firmado como um clube médio no cenário brasileiro. Conta com boa estrutura, e elenco razoável. A rivalidade local, com o Avaí, que faz ótimo papel na série A, deve ser um gás a mais a impulsionar o Figueira de volta a Primeirona.

Na parte de baixo da tabela, O Campinense e o ABC parecem ter feito pacto para voltar para a terceira divisão. Com lugar cativo nas últimas posições desde o início, devem duelar entre si pela “honrosa” posição de lanterna ao fim do campeonato.

O Duque de Caxias luta para se manter na segundona, mas corre riscos. O Bahia parece caso perdido. Primo “rico” do Santa Cruz-PE. Esses, que já foram dois dos maiores clubes do Nordeste, hoje vagam por divisões inferiores, sem dar mostras de que podem voltar a ter o lugar de destaque que outrora ocuparam.

Dos demais times, chamo atenção para o São Caetano, Portuguesa, Brasiliense e Ponte Preta. Um desses times deve compor o grupo dos eleitos, que, ano que vem, estarão livres do inferno da Segundona.

E você? Arrisca dar um palpite?

Curtas:

* Emocionante a presença, em excelente número, da torcida vascaína no Canindé. Já havia sido assim em Natal, quando nossa torcida dividiu o Machadão com a torcida do América local. Isso comprova, definitivamente, que o VASCO é um clube nacional.

* Estimo um público superior a 60 mil pagantes no próximo sábado no Maraca. O VASCO merece, e a torcida tem jogado junto. Sábado, todos ao Maraca.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!

7 comentários:

  1. Vasco, Atl-Go, Ceará e São Caetano.
    Pra descer, ainda é tudo uma incógnita.
    Campinense a ABC não escapam.
    Ah! A taça é nossa!

    Abraço e sds!

    ResponderExcluir
  2. 1º Visita, Grande Blog parabéns.
    Gostei da postagem, falou e disse tudo.
    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. Diegão,

    Três posições parecem definidas: Vasco, campeão.
    Campinense, lanterna e ABC, companheiro de rebaixamento. O resto, é só especulação. Abração.

    _Vascao_,

    Valeu a visita e valeu o elogio. Volte sempre. Saudações Vascaínas.

    ResponderExcluir
  4. Sejamos sinceros! Temos times APENAS pra subir pra série A. De nada adianta subir e ano que vem lutar pra não descer novamente.

    O atual elenco faria feio demais na série A! FEIO DEMAIS!

    Mas é isso! Estamos a cada dia melhorando... e eu, particularmente, acredito muito no novo Vasco! Acredito sim na nova diretoria e nos novos comandantes. Incluindo aí o Dorival e sua turma (preparadores e todos...)

    Vasco Sempre! Avante Vasco!

    ResponderExcluir
  5. Fala João...

    Vamo marcar aquele gelo sim!!!

    Depois eu te adiciono no orkut, pra voce saber quem sou eu.

    abraço!

    ResponderExcluir
  6. vamos subir e comemorar comendo codorna frita

    ResponderExcluir
  7. Almirante,

    Me manda um e-mail com teu profile. Abração.

    Anônimo,

    Só como codorna frita no Supergasbrás da Tijuca. E se pagar no tiquete. Depois o jeito é encarar marmita até o fim do mês. Abraços.

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!