segunda-feira, 16 de novembro de 2009

COMEMORAR OU NÃO?

Uma discussão tomou conta da torcida do VASCO: O título da série B deve ou não ser comemorado? A celeuma ganhou força com a decisão da diretoria de pintar em São Januário, ao lado dos títulos mais importantes da história do clube, a inscrição: Campeão Brasileiro da Série B 2009.

Antes de mais nada, quero lembrar as palavras do nosso presidente, ainda no gramado após o jogo contra o América, quando indagado acerca do sentimento que o assolava naquele momento:
- Alívio.
Foi essa a palavra que Roberto usou para expressar seus sentimentos em relação à conquista que acabava de se concretizar: Alívio.

Bom, se uma conquista, ainda fresca, desperta alívio, é porque essa conquista era antes de tudo uma obrigação: alívio do dever cumprido. É exatamente esse o sentimento do vascaíno que conhece a grandeza do clube.

Por mais que ver o VASCO ganhar seja bom, nada apaga o fato de que esse ano disputamos um campeonato de SEGUNDA DIVISÃO. Isso não está à altura da vitoriosa história do VASCO. Tínhamos a obrigação de vencer sim. E vencemos. Daí o alívio, e não a alegria. Os gritos de "é campeão", ouvidos na arquibancada após o jogo, são muito mais frutos da carência de títulos e do sentimento irracional de euforia momentânea, do que propriamente da alegria pela conquista, que no íntimo, todos esperavam que viesse.

Isso em nada desmerece ou diminui o desempenho dos atletas que fizeram parte desse grupo. Pelo contrário, se portaram com dignidade e levaram o VASCO de volta para seu lugar de direito. Os jogadores merecem nossa gratidão e respeito, e é aceitável que eles comemorem a conquista. Eles são profissionais e atingiram a meta que lhes foi proposta no início do ano. Mas o torcedor tem compromisso antes de tudo com a instituição, e esse título não é digno do VASCO.

Que se tire as lições desse ano malfadado e que se vire logo essa página que merece ser esquecida. Ano que vem voltaremos a ver o VASCO jogando ao lado dos seus iguais, no lugar de time grande, como é o VASCO. Espero ver o Maracanã ou São Januário lotados como esse ano, e que no fim do campeonato a gente tenha motivos para comemorar que sejam dignos da grandeza de nossa história.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* A divulgação do público na sexta recebeu merecidas vaias. Era visivel que havia pelo menos 65 mil presentes. O jogo de domingo do flu confirmou essa desconfiança. Menos gente e um público presente maior...

* Disse aqui que esperava 6 vitórias nos últimos 6 jogos do VASCO. Não fosse o empate com o Fortaleza, minhas exigências teriam sido atendidas. Não se trata de adivinhação. É o que se espera sempre de um clube como o VASCO.

* É bom lembrar que o campeonato ainda não acabou. Temos mais dois jogos. Espero mais duas vitórias. Nada de acomodação.

* Começou a temportada de especulações. Em primeiro lugar, que se trate de renovar com o comendante DJ. Ele e o Rodrigo Caetano são os responsáveis maiores pelo sucesso na série B. Que repitam o sucesso na série A.



2 comentários:

  1. Brother João, com todo respeito que sinto pelas opiniões do nobre irmão Vascaíno, não acho apropriado o termo "esse título não é digno do Vasco", mas como já disse respeito a sua opinião.

    Título é título, claro que dou menos valor que os outros "todos", mas fiquei feliz com a conquista, bebemorei todas, soltamos fogos com a minha galera Vascaína aqui de minha cidade e ainda fizemos carreata na cidade toda, e não nem ai para o que os outros torcedores dizem ou pensão, muitos deles cairão para a série B e nem conseguiram conquista-la o que é pior na minha opinião, e digo mais ano que vem com qualquer título que venhamos a conquistar faremos uma festa ainda maior.

    Torço para que Dorival e Caetano fiquem, que consigam renovar com os destaques da série B e que venham reforços de peso.

    Grande abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Essa dúvida é "normal".
    Do lado de cá, antes mesmo de tudo, já havia quem dissesse "essa merda eu não comemoro nem a pau". E naquela tarde, contra o Ceará, estávamos todos chorando copiosamente na Arquibancada do Pacaembu.

    Mas o Dinamite já fechou a questão, mesmo que não tenha percebido. É "alívio", dever cumprido, e só. A guerra recomeça.

    Bem-vindo de volta ao seu lugar de direito, Almirante Bacalhau.

    Abraço, João!

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!