quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ÓDIO ETERNO AO FUTEBOL "MODERNO"

O assunto é recorrente. Aqui mesmo já conversamos sobre isso, ou, pelo menos, sobre algumas implicações da excessiva mercantilização daquilo que outrora já foi uma paixão verdadeiramente popular. A corrente majoritária, que advoga os benefícios do tal futebol "moderno", é tão eficiente em seu discurso que já ouvi pessoas de baixa renda, ex-geraldinos, dizendo que assistir jogo em pé, na antiga geral, é realmente indigno...Vejam só, aquele que, durante anos e anos, encantou a todos com sua espontaneidade e criatividade, agora, repetindo o discurso empolado desses que querem acabar com a alma do futebol, se insurje contra o lugar do estádio onde essa alma viveu com mais intensidade. Não porque ele pensa realmente assim. Isso é apenas uma mostra de como é poderoso o discurso desses que hoje comandam o futebol. Poderoso, graças à fortuna que esses bizinesmen conseguem extrair do futebol, justamente segregando da festa esses humildes que, inadvertidamente, ainda compram seu discurso.

Imaginava eu, na minha ignorância, que era voz solitária na defesa do futebol que presenciei na infância. Aquelas festas memoráveis, num Maracanã lotado por mais de 120 mil pessoas, que tantas vezes assisti in loco, são para mim um ícone incontestável do verdadeiro futebol. Esse esporte é, talvez, o único a congregar em suas fileiras de admiradores e praticantes representantes de todas as classes sociais, em todos os quatro cantos do mundo. E agora estão tratando de afastá-lo dos menos favorecidos, justamente aqueles que melhor sintetizam a alma desse esporte. Descobri há alguns meses que há outros tantos que, como eu, também se insurjem contra esse futebol de cifras, esse futebol sem alma.

Não vou me estender mais. Prefiro passar a palavra para quem discorre sobre o assunto com muito mais eloquencia e autoridade que eu.

Recomendo Barneschi:
*Argentina, onde o futebol vive!
*Javari, onde vive o futebol
E todos os textos que você quiser ler.

Recomendo esse vídeo, que reproduzo, mas que foi postado originalmente em Cruz de Savóia




Recomendo Claudio Yida Jr.

ABAIXO O FUTEBOL MODERNO !!!

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

*Dando um chute na rivalidade Rio-São Paulo, fico me perguntando por que colocar o derby paulista PALMEIRAS x CORINTHIANS em Ribeirão Preto, Presidente Prudente e afins, e não colocá-lo no MARACA. Será um jogão à altura do maior do mundo e, em tempos de vacas magras, uma oportunidade rara para o carioca ver uma partida que vale título brasileiro...

4 comentários:

  1. Fala vascaíno

    tentei fazer um pequeno contraponto, uma proposta que tenta conciliar as vantagens dos dois modelos: http://tr.im/xRAk

    abs

    Conrado

    ResponderExcluir
  2. Boa, João! Aproveito para citar ainda que há um problema quanto ao termo modernização. A gente não quer gramado em péssimas condições, tampouco vestiários sem chuveiro funcionando e estádios quase desmoronando - se bem que se isso significar um título, podemos até pensar. Isso são melhorias (ou modernidades) necessárias e não atacam a alma do esporte.

    O que é preciso combater é o viés extremamente mercantilista do troço, que leva à desfiguração total das tradições que nos fizeram chegar até aqui.

    Aproveitando, manifesto o apoio ao derby no Maraca. Já que vão tirar o jogo de seu palco usual, que seja na Cidade Maravilhosa.

    P.S.: me mande, por favor, um e-mail para cramone99@gmail.com . Preciso tirar uma dúvida contigo sobre a camisa do Vasco. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, seria uma chicotada nos clubes cariocas, os paulistas lotarem o marca, já pensou! pela volta do futebnol carioca! abs, leandro

    ResponderExcluir
  4. Valeu, João! Seguimos na resistência. Sempre!
    Obrigado pelas indicações.
    O Palestra vai jogar duas vezes no Rio no final do ano. Aí a gente tenta se encontrar pessoalmente para tomar umas e celebrar o futebol de verdade.
    Abraços

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!