terça-feira, 25 de agosto de 2009

ADEUS SÉRIE C

Calma. Nunca cogitei a possibilidade de jogar a série C em 2010. Diferente dos torcedores dos outro times aqui do Rio, que no início do ano, quando o VASCO começou a reformular seu elenco, alimentavam a expectativa e a esperança de ver o nosso time num poço ainda mais profundo. Qual vascaíno, honestamente, não ouviu a seguinte frase no início do ano: Com esse timinho é mais fácil cair para terceirona que subir pra primeira...

Pois é. Essa esperança vã, nós já sepultamos. Só um desastre, de proporções homéricas, fariam o VASCO cair. Desastre que logo mais vai mudar de status - de imponderável para impossível, com a vitória diante do Brasiliense. Mas nossos algozes ainda alimentam o sonho de ver o VASCO disputando a segunda divisão, de novo, ano que vem. O problema é que, depois do show de sábado, esse sonho vai ficando cada vez mais distante. Para desespero deles e, na proporção inversa, nossa alegria.

"A expectativa da morte é pior que a morte em si". Sentença fúnebre, mas que se encaixa perfeitamente aos nossos rivais domésticos hoje. Por duas razões - O fracasso deles, que a cada dia se concretiza e torna mais próximo um futuro de incertezas, como a chama de uma vela que se extingue lentamente. E o nosso sucesso, que a cada dia diminue e enfraquece o fiozonho de esperança que eles ainda teimam em sustentar, apostando na nossa derrota, que teima em não vir.

Os 111 anos, completados na sexta, testemunharam o crescimento de um clube que se acostumou a enfrentar seus adversários, sempre de forma altiva e orgulhosa. Sem jamais se curvar a injustiças, provocações e intimidações. Tá certo, são três clubes da zonha sul contra um sozinho, do subúrbio. É uma luta desigual. Covarde. Seria mais justo se eles arrumassem reforços. Talvez mais uns três ou quatro equilibrassem a luta.

O Gigante não sucumbiu. E, depois de sábado, está provado que não vai sucumbir nunca.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Grande João, belo texto. Agora só resta aos nossos rivais aplaudirem nosso grande momento.
    Previu bem a vitória de ontem!

    Vascão a cada dia mais forte dentro e fora das quatro linhas.

    Abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir
  2. Grande João. Passei para agradecer pelo grande comentário que deixou no meu adormecido blog!

    Valeu cara! E saiba que sigo torcendo e acompanhando o Vascão nesta caminhada de volta ao lugar que merece!

    Grande Abraço!

    Junior

    ResponderExcluir
  3. Com licença, seu João.
    Chego aqui através do Barneschi. Não, não sou palestrino, muito pelo contrário...
    Mas ao ler este teu post, me vi há pouco mais de um ano atrás. Minha situação era exatamente essa. E por isso não pude deixar de comentar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Diego e Junior,
    Sempre bom receber vocês aqui. Quanto a prever o resultado, Diegão, nada mais fácil: O VASCO jogou "em casa" contra um time inferior. O resultado mais normal seria a vitória mesmo. Abração

    Filipe,

    Vamos por parte:
    1º) Não sou "seu" João. Apenas João.
    2º) UM cara que gosta cumulativamente de futebol, Pink Floyd, Cinema Paradiso e de Fernando Pessoa precisa ser respeitado. Mesmo sendo corinthiano...brincadeiras à parte, o Corinthians fez um bem danado ao VASCO com sua campanha avassaladora do ano passado. Digo que fez bem porque criou um parametro de excelência a ser perseguido. Graças a Deus temos tido competência, até aqui, para repetir a campanha. Não sei se outros grandes quando cairem, e vão cair, também terão. Quanto ao post, é uma ironia ter sido sacaneado no início do ano por pessoas que hoje vivem o drama do rebaixamento iminente. Abração e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Caro,
    Meu entendimento do Futebol "prega" (se é que posso utilizar tal termo...) que o único clube verdadeiramente popular na Cidade Maravilhosa é o clube da Colina.
    Em 2007 tive a oportunidade de ir ao primeiro templo do Futebol brasileiro (CRVG 2 x 0 SCCP, com Vampeta enchendo a boca de merda, no ano da queda, em 7 de agosto, se não me engano...), e lhe digo, sem constrangimento algum por ser rival, que é uma experiência grandiosa, divina.
    São Januário é, de fato, um templo. Assim como o Maraca, mas de forma ainda mais histórica - poucos podem entender assim, mas assim é.
    Neste dia estava na casa do meu sogro, que ainda morava na Barata Ribeiro, e peguei a linha 439 (Lido - S.Januário), se não me engano é esse o número.
    E pude observar in loco a nação vascaína. Aos poucos o busão foi enchendo, e ao atravessar o túnel já estava lotado. Eu, com camisa preta e regata da minha Torcida por baixo, me fazia passar por um, sob o risco de ser "descoberto". Mas não me importava. Nada há no mundo que se iguale a uma torcida de verdade.
    Fiz questão de dar uma volta no clube antes de entrar no setor de visitantes.
    Não há nada no mundo que pague o preço do conhecimento, tanto de si quanto do outro, e por isso essa minha experiência irei repetir.

    Linkei teu blogue também, e é uma honra. Parabéns por ele.

    Aliás, gente que espezinha tem aos montes. Gente que apóia incondicionalmente, sem se importar com a situação, são bem poucas.
    Graças a São Jorge, sou uma delas, e ao que me parece, também és.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!