quinta-feira, 6 de agosto de 2009

LATERAL DIREITA.

Estou de volta. Faz quase dez dias desde a última opinião omitida aqui. O afastamento temporário foi apenas do blog. O VASCO e as opiniões dos vascaínos, tenho acompanhado. Volto ao blog no instante em que Paulo Miranda volta ao VASCO. Apenas como visitante, é bom salientar. Sua visita me remete ao fim dos anos 90, quando o VASCO passeava como um papa-títulos. Lembro que diante do imenso contingente de craques que povoavam o meio campo, Antonio Lopes, treinador à época, fez algumas experiências com Paulo Miranda na lateral direita. Naqueles times brilhantes de então, a única chance que esse rapaz tinha de ser titular seria ali, pelo canto direito do campo. O insucesso se deveu muito mais à resistência do jogador em ocupar essa posição, do que qualidade técnica suficiente para jogar por esse pedaço de campo. Era nítida a insatisfação do atleta com a opção do treinador, que chegou a dizê-lo que seria possível chegar à seleção brasileira ocupando aquela nesga de campo. Nunca como volante.

Hoje, Dorival Junior sugere a possibilidade de colocar o Alex teixeira nessa posição. Antes que digam alguma coisa, quero dizer que me parece a mesma situação, GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES. O Alex Teixeira é mais jogador que Paulo Miranda, exceto pelo poder de finalização, em que o segundo se sobressai. Mas nesse critério, quase todos os jogadores que sabem chutar um pouquinho, sobrepujam o jovem craque vascaíno. A aposta me parecia mais vantajosa para o Paulo Miranda que parece hoje para o Alex teixeira. Mas, revendo o segundo tempo do jogo contra o Juventude, acho que este não deve descartar por completo essa experiência. Não há no Brasil lateral nenhum com a habilidade do nosso meio campista. E é muito mais fácil ensinar o craque a marcar, que o cabeça de bagre a driblar. Já falei em outro post que o Alex Teixeira joga no VASCO como um autêntico ponta direita. Com um bom sistema de cobertura e contando com a boa vontade do jogador para voltar e ocupar espaços, acho que pode dar certo sim. Na verdade, torço muito para que dê certo. Ganha o jovem jogador, ganhamos nós torcedores, e, acima de tudo, ganha o VASCO.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários:

  1. Eu acredito que improvisar o Alex na direita é de fato o que Dorival pode fazer de melhor. O Paulinho entrou por ali, e pelo menos a mim não convenceu nenhum pouco. O Vasco ganha mais ofensividade pelo lado direito com Alex teixeira e o Amaral faz bem o papel de cobrir as laterais. Sábado é dia de golear pra embalar de vez na série B e sair dela o quanto antes.

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. aCHO QUE O ALEX NÃO TEM CACOETE E NEM DISCIPLINA TÁTICA PARA A LATERAL DIREITA, O LANCE DELE É COMO MEIA ARMADOR MESMO, MAS QUEM SABE... TREINANDO ELE POSSA ME CALAR! ABS, LEANDRO

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!