sexta-feira, 3 de julho de 2009

DESCONSTRUINDO UM MITO

Escutei de um português de 84 anos a seguinte frase: O VASCO tá nessa merda por causa do Eurico. Isso me fez pensar. Tá bom, eu sei que essa frase já foi dita zilhões de vezes antes, logo, já pude pensar sobre ela em outras oportunidades. Só que dessa vez foi dita por uma pessoa que não tem conhecimento suficiente para fazer tal afirmação. Não se trata de um opositor do Eurico, não é uma pessoa mal intencionada, não frequenta estádios, não é apaixonado por futebol. Se diz vascaíno, como 99% dos portugueses que conheço. Embora dotado daquela sabedoria comum aos que já chegaram à velhice, não tem muitos conhecimentos acadêmicos. Ele interage com o mundo externo através da televisão. Mais especificamente da Globo, canal sintonizado quase o tempo todo em sua casa. Ele, assim como milhões de pessoas, regurgitam as "verdades" ouvidas no JN. Assim, sem um mínimo de crítica. Escuta e repete, ipsis litteris.

A relação do Eurico Miranda com a imprensa nunca foi boa. O primeiro atrito que tenho notícia (é possível que tenha havido algum antes) se deu no famoso "Caso Zandonaide". Depois disso, surgiram vários outros. A relação azedou de vez com o patrocínio do SBT, estampado na camisa do VASCO, num jogo transmitido ao vivo para todo o Brasil, pela Globo. É bom que se diga que esse patrocínio ocorreu em retaliação à atitude deles, Globo, no episódio da queda do alambrado, na final da Copa João Havelange em São Januário. Desde então o Eurico Miranda sofreu um linchamento moral diário, por parte desta emissora e dos outros veículos de comunicação que compõe seu grupo.

É verdade que a maioria das acusações feitas contra o ex-presidente são fundadas. É verdade também que seu personalismo e arrogância prejudicaram o VASCO diversas vezes. A pergunta que me faço é: POR QUE OS OUTROS DIRIGENTES NÃO SÃO TRATADOS COM O MESMO RIGOR? São todos santos? O único demônio era o Eurico? O Roberto, recentemente, foi acusado de nepotismo e de ser Deputado ausente. Imaginem se fosse o ex-presidente?

O leitor sagaz já percebeu que essas linhas não pretendem inocentar o Eurico nem tiranizar outro dirigente. O que eu pretendo é chamar a atenção para o poder ilimitado dos meios de comunicação em massa para construir mitos. Se é conveniente meter o pau em alguém, então que se meta o pau. O que norteia essas emissoras NÃO SÃO PRINCÍPIOS ÉTICOS NEM MORAIS, SÃO SOMENTE PRINCÍPIOS COMERCIAIS.

A maioria das pessoas faz como o senhor retratado lá no começo do post. Recebem a informação, quase sempre via JN, e a regurgitam na manhã seguinte, na roda de amigos no trabalho. Não se preocupam em usar senso crítico, seja por preguiça de pensar, seja por falta de conhecimento. Escutam e repetem, e assim vão ajudando a construir mitos. Não sou lunático de achar que sozinho consigo desconstruí-los. Mas conheço várias pessoas que pensam como eu. Que cada um pegue a sua marreta. Tem muito mito falso por aí precisando ser destruído...

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!

Curtas:


* Sobre o VASCO? Nada a declarar...só volto a falar do futebol do VASCO depois da próxima vitória.

* Não aguento mais tantas desculpas...

7 comentários:

  1. Tem muito Mito em Torno do Eurico, mas também tem muita verdade. Ele arruinou o Vasco! Brigou não só com a globo, mas com Deus e o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo, João. Tanto que nesses quase dois anos de Blog escrevi bastante a respeito e muitas vezes fui criticado.
    Cabe a nós, vascaínos inteligentes e atuantes, lermos, nos informarmos de todos os modos e aí sim formarmos opinião sobre temas tão polêmicos que envolvem nosso Clube.

    Abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro,
    Se estiver de bobeira aí no Rio na próxima quarta, estaremos no Maraca para empurrar o Palestra contra os urubus... aparece lá! E depois do jogo vamos ficar bebendo umas nessa terra maravilhosa enquanto não chega a hora do nosso voo. Aí podemos nos falar pessoalmente.
    Qualquer coisa, me manda um email: forza.palestra@yahoo.com.br
    Abraços,
    Rodrigo Barneschi

    ResponderExcluir
  4. Não me importo que o Eurico tenha brigado com a imprensa ou algo do tipo, mais me importo e muito com a situação que ele deixou o Vasco.

    Acabado e cheio de dívidas, não que tenha sido só ele, mas com ele elas só aumentaram e consideravelmente

    ResponderExcluir
  5. Almirante e Carlos Junior,

    Não sei se fui claro, mas a intenção não é defender ou acusar quem quer que seja. Apenas mostrar como a mídia "vende" cada um conforme seus interesses. Usei o Eurico como exemplo por que me pareceu o modelo de destruição mais "didático" promovido pela imprensa. Que o Eurico fez mal ao VASCO não tenho dúvidas. O que questiono é por que outros dirigentes que fazem mal aos seus clubes na mesma proporção não são execrados pela mídia como foi o Eurico. De qualquer forma o debate é válido. Abraços.

    Diego,

    A idéia é exatemente essa. Fortalecer o senso crítico e criar contra-ponto aos mitos constrídos pela imprensa. Abração.

    Barneschi,

    Não sei se vou poder ir. Mas se for procuro vocês na arquibancada do Maraca. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro,
    Se estiver de bobeira aí no Rio na próxima quarta, estaremos no Maraca para empurrar o Palestra contra os urubus... aparece lá! E depois do jogo vamos ficar bebendo umas nessa terra maravilhosa enquanto não chega a hora do nosso voo. Aí podemos nos falar pessoalmente.
    Qualquer coisa, me manda um email: forza.palestra@yahoo.com.br
    Abraços,
    Rodrigo Barneschi


    uhasushaushsusuhsuhsausuashhuashasuhuhushauhsuashuahsuahsushuashuashuahsuashaushsuhusahuaushuahsusuashshasusaushsus

    SAUDAÇÕES HEXA CAMPEÃS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!