quinta-feira, 1 de julho de 2010

A FOLHA E O EXTRA.

Como foi fartamente noticiado pela imprensa, um anúncio do Supermerdados Extra, veiculado na edição do Folha de São Paulo do dia 29/06/2010, consolava o brasileiro e o escrete canarinho pela presumida eliminação do Brasil da copa do mundo. Pois bem, além é claro do constrangimento evidente, o episódio tem desdobramentos inimagináveis; pelo menos para mim, blogueiro incerto e desinformado. Mas eis que amigos mais atuantes e mais bem relacionados começaram a dissecar essa história tão desagradável, quanto estranha. Por ora, fiquem com o texto sensacional do Claudio Yida Jr. Logo depois, teço mais alguns comentários sobre esse episódio esdrúxulo.

"A verdade, simplesmente


Circula pelos bastidores das agências de publicidade algumas informações que provavelmente explicam a última e estrondosa cagada da Falha de S.Paulo. Na última terça-feira, o jornal dos Frias estampou um anúncio errado da rede Extra de supermercados, programado para entrar em caso de eliminação da seleção brasileira. Todo mundo que já trabalhou com veiculação de mídia sabe como funcionam as coisas nesses casos: produz-se duas peças e, ao final do jogo, entra aquela que diz respeito ao placar. A Falha, porém, trocou tudo e a balbúrdia estava feita.

Pois um e-mail enviado para um amigo meu na manhã desta quinta dá conta de toda a estratégia que esteve por trás do suposto erro de publicação. Esse amigo, diga-se, conta com inúmeros contatos no Grupo Pão de Açúcar porque atendeu a família Diniz por anos. Como os indícios são bastante contundentes, resolvi publicá-los aqui para que vocês vejam a que nível chegam as negociatas envolvendo o futebol.

É conhecida a participação do Extra junto à CBF: a marca é uma das patrocinadoras oficiais da canarinho. Mais ainda, Abílio Diniz ou qualquer outro empresário não gosta de jogar dinheiro no lixo. Desconfiado com o péssimo negócio que teria feito ao apostar em Dunga e no papo de Ricardo Teixeira, Diniz procurou a confederação, ainda antes da convocação final para a Copa, fazendo cobranças, ameaças e, pasme, sugerindo a inclusão de alguns jogadores que, segundo suas convicções, evitariam outro papelão. Nada mais justo, segundo a visão do empreendedor, afinal a dinheirama colocada nos bolsos da CBF ultrapassa a casa dos milhões.

Feita a convocação, Diniz teve o primeiro sinal de que Ricardo Teixeira não estava o levando a sério. Mais do que indignado pela exclusão de atletas do spfc, seu time de coração, ele pensava no futuro. Grande visionário comercial que é, poucos lembraram de fazer a relação entre o patrocínio à CBF e o time Pão de Açúcar Esporte Clube, que nesse ano quase subiu para a primeira divisão do futebol paulista. Os investimentos no PAEC serão pesados, vale dizer, pois vislumbram grandes lucros com jogadores que poderm estar no escrete nacional em 2014 e depois negociados com algum clube da Europa.

Tendo isso em mente, ao ser ignorado por comissão técnica e dirigentes, Diniz se sentiu traído e abandonado. Estava realmente disposto a quebrar o contrato e levar o caso para a justiça, mas seu departamento jurídico recomendou calma, até porque, prejuízo por prejuízo, era melhor manter a marca do Extra em exposição durante a Copa. Diniz recuou, mas ficou amargando a bile. A gota d’água, porém, veio com a exclusão do panetone como sede paulista para o Mundial no Brasil. Para quem não sabe, o grupo Pão de Açúcar era uma das parcas garantias de verba conseguida pelos leonores, em troca de um belíssimo espaço no projeto de reforma para a construção de um gigantesco centro comercial no entorno do Morumbi.

Como ficou nítido que Ricardo Teixeira não fez nenhum esforço para promover o estádio são-paulino, Diniz o elegeu como inimigo número um a ser destruído. Nesse ponto, voltamos ao caso do anúncio da última terça. Contam os passarinhos que nunca houve a outra versão que contemplasse a vitória do Brasil sobre o Chile. O Grupo Pão de Açúcar, apostando no seu status de um dos maiores anunciantes da América Latina, forçou a Falha - que não nutre amores pela CBF e tampouco ficou feliz quando seu clube querido não foi contemplado com as verbas da Copa 2014 - a embarcar na campanha.

O que vimos nos dias seguintes, como o palavrório de Diniz no Twitter e o pedido de desculpas da Falha, foi tudo encenação. Pior ainda, parece que a pressão do Extra sobre a CBF fez efeito. Teixeira sabe que “eliminar a seleção” no anúncio foi um recado a la máfia siciliana de Diniz, que tem o real poder de congregar todos os outros patrocinadores da entidade e secar a fonte. Lenda ou não, a CBF parece estar disposta a, inclusive, abrir mão do caneco em 2010 para fazer valer a premonição do anúncio “errado” e demonstrar o bacio la mano. Para quem já entregou 1998 por muito menos, não seria exagero considerar o jogo contra a Holanda nossa última partida na África do Sul.

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* Amigos, é claro que o texto acima é fruto da minha fértil imaginação. Na verdade, uma homenagem às cagadas da imprensa dos últimos dias, que foram esmiuçadas pelo Vinícius Duarte
. Vale dizer ainda que a idéia para o post nasceu de uma conversa com o amigo vascaíno João Medeiros. E eu garanto que vai ter nego acreditando e reproduzindo isso tudo por aí, basta esperar. A questão é: este blogue e a grande maioria das páginas pessoais que eu visito têm muito mais responsabilidade na hora da publicação que os veículos tradicionais. Estes, aliás, recebem milhões se vendendo como arautos da moralidade e da credibilidade jornalística. Para finalizar, um videozinho demonstrativo do nível de (in)competência dos profissionais que trabalham na grande mídia. Divirta-se!"

Bom, ficção à parte, é importante lembrar que as consequências desse desastre publicitário serão sérias. Consideremos, por hipótese, a possibilidade de eliminação frente à Holanda. Vão surgir aqueles que dirão que o Brasil perdeu porque estava tudo armado. O Sr. Abílio Diniz, CEO da empresa patrocinadora da CBF, teve acesso privilegiado a essa informação e preparou seu material publicitário com bastante antecedência. Outra possibilidade, menos dramática, mas igualmente danosa para a imagem da Rede de Supermercados, é que eles são uns tremendos pés-frios. Uma imagem dessa, depois de absorvida, leva um bom tempo e muito dinheiro para ser desfeita. Mesmo na hipótese de vitória do Brasil, vão surgir aqueles dizendo que Abílio Diniz e seu grupo empresarial torciam contra por causa de algum interesse escuso e misterioso. Enfim, a alcunha de "FALHA DE SÃO PAULO" foi justificada com louvor dessa vez. Os Frias estão com um bom pepino para descascar.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Bom início de trabalho do PC Gusmão. A vitória foi convincente e mostrou muita melhora tática.

* As contratações são muito boas. Na verdade, o melhor ciclo de contratações da atual gestão.

* Como foi bom ver um jogo de futebol de verdade de novo. Estava com saudades.

4 comentários:

  1. Saaalve amigo João.

    Ótimo texto, ótima leitura. Também gostei de abrir sites e jornais e ver a notícia de que o Vasco voltou a vencer, e melhor, convencer bom a apresentação de bom nível. Não é a que queremos ou que seja digna de nossas cores, mas a melhora já se mostra evidente.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    Carlos Vascaíno.

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  2. Estão cada vez mais sem credibilidade. Aliás, na mesma terça-feira publicaram outro anúncio errado, da rádio Transamérica, chamando para o jogo que ocorrera um dia antes. Fora o caso do tal pedido do PSDB pra vetar a música do Ultraje a Rigor, uma piada tratada por boa parte da imprensa como verdade.

    E que volte o Brasileirão, porra!

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  3. Boa noite amigo,
    tem aqui um excelente blog, parabéns.
    Quer fazer uma troca de links?

    Torne-se seguidor por favor.

    http://filipefuteboltotal.blogspot.com/

    Aqui vai o meu, responda no meu por favor, abraço e continuação de excelente trabalho.

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  4. Bom João, o Brasil foi eliminado; agora será que esses veículos de comunicação vão se retratar agora?
    Abraços.

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Solta o verbo, amigo !!!!