quinta-feira, 20 de maio de 2010

PENSANDO EM VOZ ALTA...

Fico imaginando se um dia vamos lembrar do atual momento do VASCO como aquele que deu início a uma nova época de vitórias, títulos e conquistas. Confesso que torço por isso, mas, admito, ando descrente. Vai longe o tempo em que éramos verdadeiramente temidos. Hoje, somos respeitados apenas no discurso politicamente correto dos adversários, que temem, falando a verdade, provocar aquela motivação extra que às vezes constrói a vitória improvável. O fato é que no momento atual, mesmo em nossa casa, não somos mais favoritos frente a alguns adversários. A torcida, por mais participativa que seja, pode ajudar numa ou noutra vitória pontual; num campeonato com 38 rodadas, é impossível ser campeão só na base do grito. É preciso muito mais. E hoje, infelizmente, esse "muito mais" anda longe de São Januário.

**************************************

Há algum tempo se fala na "Nova Ordem Mundial". Havia a percepção tácita de que o jogo de poder no tabuleiro político mundial estava mudando. O acordo selado entre Brasil, Irã e Turquia foi a constatação eloquente do que já se sabia. Óbvio que as oligarquias que dominavam o mundo até o dia 18 não vão se entregar sem resistência. Uma revolução política dessa monta não se faz do dia para a noite, é preciso uma longa caminhada. Mas uma coisa é certa: o primeiro passo foi dado.

**************************************

No último fim de semana, de 13 a 16 de Maio, a Caixa realizou em São Paulo um Feirão da Casa Própria. O evento contou com a participação dos agente de crédito, das construtoras e dos cartórios; dessa forma, o mutuário já saia com escritura lavrada. Foram movimentados mais de R$ 1,4 bilhão. O que me chamou atenção foi o valor do preço médio da unidade para aqueles compradores considerados de classe baixa - R$ 103 mil. Vejam só, o pobre no Brasil compra apartamento de mais de 100 mil reais. Não há como deixar de admitir que durante os 8 anos do governo Lula, o Brasil distribuiu renda como nunca havia feito desde sua ocupação pelos portugueses, em 1500. E há gente que se nega a enxergar isso...

**************************************

Sinto cheiro de golpe hollywoodiano no ar. A diretora Kathryn Bigelow, primeira mulher a ganhar o oscar de direção, com o filme "The Hurt Locker", vai rodar uma nova produção, chamada "Tríplice Fronteira". Sua improvável vitória na academia, uma vez que disputava a estatueta com James Cameron, seu ex-marido, diretor do aclamadíssimo "Avatar", dá a ela a notoriedade e a credibilidade necessárias para contaminar a opinião pública mundial com o que quer que venha a pregar nesse novo filme. Aí reside um perigo grande, já farejado, para os países envolvidos na tal "Tríplice Fronteira", a saber: Brasil, Paraguai e Argentina. Diz-se que o filme vai abordar a possível presença de terroristas, traficantes, assassinos e outros criminosos, nessa "terra de ninguém". Os governos dos países envolvidos, prevendo o golpe, já declararam seu repúdio ao roteiro, e que não irão auxiliar a produção. É importante que as pessoas sensatas e de bem desses países se levantem para o combate desde já. O jogo deles é pesado, e pode ser uma tentativa desesperada de desqualificar e desacreditar aquele que eles imaginam ser o mais poderoso articulador da tal "Nova Ordem Mundial": O Brasil. Recomendo essa leitura de Mauro Santayana, publicado no Conversa Afiada: QUEREM OCUPAR A TRÍPLICE FRONTEIRA

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Todo treinador novo indica a contratação de dois ou três jogadores que chama de "homens de confiança". Normalmente são jogadores medíocres, de muita obediência tática, e que devem render um bom dinheiro para todos os envolvidos nas negociações. Dinheiro que o VASCO não tem...

* No caso do Celso Roth, eles atendem pelos nomes de Renan Oliveira e Marquinhos.

* Estou me preparando para ver o VASCO jogando feio, com marcação pesada, e, se Deus quiser, habitando a parte do meio da tabela...

* Na verdade, vai continuar exatamente como está há um bom tempo. O que muda é a posição do VASCO na tabela, o que, no momento atual, já é um bom avanço.

* Fim de jogo em Santiago. Pego o telefone para ligar para o Montillo. Nada. Só dá fora da área, de cobertura !!! (By Irmãos Bacalhau)

* Adiós, América...

6 comentários:

  1. Meu Deus aonde chegamos, a situação é preocupante em todas as partes de sua postagem.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. No que diz respeito ao VASCO, meu brother, infelizmente é...

    ResponderExcluir
  3. Salve João.

    Parabéns pela coluna. Acho que otimismo nunca é demais. Acredito que perder a esperança significa perder, e nós, vascaínos, não somos perdedores.
    Vamos continuar fazendo a nossa parte, e, assim, enchendo nossos peitos de ar e moral para cobrar e criticar construtivamente.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    ResponderExcluir
  4. Beleza, Carlos?

    Cara, desistir, NUNCA. Mas não há como negar que às vezes criticar e pressionar faz mais efeito que aplaudir disposição e entrega, que, afinal de contas, não é mais que obrigação. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Desistir jamais! Apesar de todas as dificuldades e de todas as barreiras que temos que vencer, acredito sempre no Vasco. Acho que com o Roth agora as coisas vao melhorar. Vao acabar as gracinhas e começara o trabalho serio. Vamos VASCÃO!

    Abraços amigo!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Não necessariamente a parte sobre o vasco, por motivos óbvios que vc conhece bem, rsrsrsrs (olha aí uma adversária infiltrada), mas toda a reflexão política. Endosso cada palavra.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!