domingo, 16 de maio de 2010

A HISTÓRIA ACHINCALHADA.

Os jogadores que hoje pisaram no gramado sagrado de São Januário envergavam duas das mais vitoriosas e gloriosas camisas da história do futebol. Eles representavam em campo dois gigantes do desporto nacional - O Club de Regatas VASCO DA GAMA, conhecido pela alcunha de EXPRESSO DA VITÓRIA, e a Sociedade Esportiva PALMEIRAS, a ACADEMIA. Pois, numa eloquente demonstração do triste momento que vivem os dois Clubes, esses atletas depuseram contra a história. Maltrataram a bola, num festival de grosserias, de chutões bisonhos e caneladas. Protagonizaram o que foi, sem dúvidas, o pior jogo já realizado entre essas agremiações.

VASCO e PALMEIRAS se enfrentaram em jornadas inesquecíveis por toda história. Há pouco tempo, no fim dos anos 90, disputaram várias finais em que ora um, ora outro, saia vencedor. Partidas históricas. Times recheados de craques que contribuiram para escrever páginas belíssimas nas lembranças desse confronto. Jogadores que emocionaram as duas torcidas, como Edmundo, Evair, Jorge Mendonça, Cesar, entre outros tantos que vestiram os dois mantos. Pois hoje Nilton, Souza, Armero, Caíque, Vítor, Marcos Assunção...rasgaram a história. Debocharam do passado glorioso e genial desses Clubes. Me pergunto até onde vai a culpa desses infelizes. Não seriam mais culpados aqueles que permitiram que os coitados envergassem camisas de tanto peso e responsabilidade? Aqueles que, de suas salas refrigeradas, têm feito esforço sobre-humano para apequenar e desmontar os dois clubes, que num passado recente eram temidos e respeitados onde quer que jogassem? Carlos Leite, J. Hawilla..., crápulas que enriquecem às custas da paixão cega de milhões de torcedores, devem estar felizes por verem suas mercadorias vagabundas expostas nessas que ainda, apesar deles, são duas das mais admiradas vitrines do futebol brasileiro.

Esse time, que saiu aplaudido pela torcida há poucos dias atrás, dá em paga, à mesma torcida, isso que vimos hoje...

Saí triste com o que vi, e preocupado com o que nos espera.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* A Colina Histórica não merecia esse tipo de espetáculo. As torcidas de VASCO e Palmeiras, igualmente, também não mereciam ver as duas lendárias camisas profanadas pela grosseria desses jogadores.

*
O jogo de hoje tem lugar certo no TOP 10 dos piores jogos que vi do VASCO em toda minha vida. E não vi poucos...

* O Gaucho não é técnico de futebol. Definitivamente.

* Mas Jumar, Caíque, Dedé, Léo Gago...também não são jogadores de futebol. Técnico e jogadores se merecem.

* Os jogadores se esforçaram, talvez merecessem aplausos...

7 comentários:

  1. João... ainda tô azedo por conta desse jogo e posso ser um pouco injusto, mas... jogador que se esforça em campo merece aplauso? Penso que o mínimo que a profissão de jogador de futebol exige é esforço. Creio que o torcedor deva aplaudir um espetáculo - e o último que vi foi contra o Botafogo.

    Enfim... vamos continuar torcendo...

    Abraço!!!

    Wander Britto

    ResponderExcluir
  2. Wander,

    Você não deve ter percebido o tom irônico do comentário. Desde há muito que venho me insurgindo contra aplausos para um time que não ganha nada há muito tempo. No post "INDIGNAÇÃO SEM FIM", digo exatamente a mesma coisa que você disse: Aplaudir um time que fez apenas o mínimo exigido? Há alguns torcedores que entendem que vaiar o time que se esforça, se entrega é injusto. Para mim, que vi times inesquecíveis do VASCO, é impossível aplaudir um time como esse que esteve em campo ontem. Me junto a você, meu velho - Ainda estou azedo por conta do jogo de ontem.

    ResponderExcluir
  3. É brother, o que mais me preocupa, é que esse time do Palmeiras é ridiculo, então o que o elenco atual do Vascão é? Concordo também quanto as curtas, queria ser otimista, mas nem meu coração é mais, imagina a razão...

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo. Nem sei o que vou falar. Estou triste pra caramba com o que vi ontem.
    E para piorar, se é que pode, a torcida gritou o nome do Dedé (sic).

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    ResponderExcluir
  5. Ô João... na verdade eu me referi ao fato da torcida ter aplaudido a "correria" do time no final do jogo. Eu estou certo que compartilhamos a mesma indignação em ver as coisas do jeito que estão.

    Agora... o Roth tá na área. Não é nenhum sonho de consumo mas... vai ser bem melhor que o Gaúcho.

    Vamos torcer!

    Abraço,

    Wander Britto

    ResponderExcluir
  6. João, uma dúvida: você é contra ou a favor da possível volta do Eurico à presidência na próxima eleição?

    ResponderExcluir
  7. Carlos Pereira,

    Não, meu amigo. Não acho que o Eurico deva voltar a ser presidente do VASCO. Não por ter sido um canalha, um crápula, um mau dirigente. Foi burro, isso sim. E, num rasgo recente de humildade, reconheceu isso numa entrevista. Quanto ao seu caráter, não é melhor nem pior que a grande maioria dos outros dirigentes que há por aí. Só tem mais personalidade. É menos político. Mais incisivo, tem opinião formada e parte para o confronto sempre que se vê contrariado. Isso provoca antipatia e é um prato cheio para a imprensa abutre.

    Eu sou VASCO antes de tudo. Não me importa quem é o presidente, quem é o jogador, ou o dirigente. O compromisso de quem veste nossa camisa tem que ser sempre com a excelência, com a vitória.

    Escrevi esse post sobre o Eurico há um tempo atrás. Leia, e terá uma idéia aproximada do que penso a respeito. Valeu a visita. Volte sempre. Abraços.

    http://paponacolina.blogspot.com/2009/07/desconstruindo-um-mito.html

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!