quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 DE MAIO

A data tem muito mais a ver com o VASCO do que se imagina. Vejam só: comemoram-se hoje Nossa Senhora de Fátima e a abolição da escravatura. Fátima, a Rainha dos católicos e portuguesa, como católico e de origem Lusa é o VASCO. Defendo o laicismo aplicado ao estado, aos clubes e à qualquer outra instituição que, por sua natureza, tenda a abrigar as mais variadas manifestações culturais e religiosas. Logo, acho que o VASCO deve, como instituição, ser laico. Mas não há como negar a influência católica na formação do clube. A abolição da escravatura, por sua vez, tem a ver com a própria identidade do clube. É bom lembrar mais uma vez que o VASCO foi o primeiro clube brasileiro a aceitar jogadores negros em seus quadros. Essa atitude acabou por estender a abolição ao futebol.

Ia aborrecer vocês com minhas ideias a respeito da abolição, do preconceito, do racismo que insiste em se manifestar etc. Mas li o resumo do que penso e compartilho. Com a licença do Claudio Yida Jr:

"Se você atravessa a rua ao ver um negro na calçada, se você fica desconfiado de um negro que está ao seu lado na fila de um banco, se você acha estranho um negro dirigindo um carro melhor que o teu, se você não deixa seu filho ou sua filha namorar alguém que é negro, se você diz que "não sou preconceituoso, minha empregada é até negra", se você admira o Pelé (o maior anti-negro desse país), se você sempre procura um negro no banco de trás de uma viatura, se você não suporta a idéia de ter um negro como chefe, se você espera um outro elevador se tem um negro lá dentro, se você nunca beijou ou deu um abraço em um negro....Saiba, você é um merda."

O original está aqui: Luta, sempre.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Elivelton, Diogo Rangel...As experiências continuam.

* Na estréia do VASCO na série B, São Januário lotado. E a estréia na série A, lota de novo?

3 comentários:

  1. Olá João, td bem ?

    Cara, vc mencionou apenas alguns pontos positivos dentre os que o nosso Vascão tem, e é exatamente por isso tudo que eu tenho imenso orgulho em torcer por esse CLUBE que tanto fez pela história tanto do nosso futebol.

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, mano! E não tem autoria, até porque é um sentimento comum a todos que odiamos essa babaquice gigantesca que é o racismo do brasileiro com, veja só, ele mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras meu irmão, sábias palavras...

    Abraço
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!