terça-feira, 2 de novembro de 2010

RESCALDO ELEITORAL.

Vencemos. O povo brasileiro escolheu seguir mudando, escolheu não delegar a ninguém a tarefa de dirigí-lo; manteve pra si, com a eleição de Dilma, a direção em suas mãos. Sim, Dilma Rousseff, a nova presidenta, como ela prefere, é a legítima representante do povo.

Fui um eleitor entusiamado e convicto. Cada declaração e entrevista que a nova presidenta deu, depois de eleita, reforça e aumenta minha convicção de que fiz a escolha certa. Não que tivesse dúvidas. Não as tinha. Mas, sinceramente, a expectativa de um governo sem precedentes cresceu muito depois da eleição. Já havia percebido a enorme sensibilidade social da Dilma. Os anos de convívio diário com o Presidente Lula acentuaram seu desejo de um país mais justo. Pois essa sensibilidade social somada à imensa capacidade gerencial dão a ela os predicados que nem seu antecessor possuiu. Mais, Dilma me surpreendeu com uma generosidade, elegância e grandeza de que não sou capaz. Nem de longe. Depois de ser massacrada por toda a campanha pela imprensa suja, concedeu entrevista à Globo, e, principalmente, ao Bonner, que tanto a destratou quando se encontraram na mesma bancada durante a campanha, com cordialidade sincera. Foi gentil, bem humorada e não fugiu às perguntas que lhe foram feitas. Dilma tem deixado claro em suas declarações e atitudes que toda animosidade da campanha já ficou esquecida. Tem tido um comportamento de grande líder e grande estadista. Acenou humildemente à oposição e a todos os governadores eleitos; deu o recado claro: "Vou governar para todos". Esse carinho na oposição é, teoricamente, desnecessário - Vai governar com maioria esmagadora na Câmara e no Senado. Tem ainda a maioria dos governadores eleitos. Mas ela quer assim: conciliação. Coisa de gente grande.

Não fui eleito presidente e nem tampouco tenho a grandeza e generosidade da Dilma. Me permito remoer mágoas e xingar adversários. Principalmente os desonestos. Domingo à noite, vendo o Fantástico ter que dar a notícia da vitória do povo, percebi o quão asquerosa e parcial pode ser essa emissora. Apresentaram uma matéria sobre a vida da Dilma. Nada mais natural. A matéria já devia estar, inclusive, pronta há muito - as pesquisas já haviam dito o que as urnas confirmaram. Na matéria, aparece um antigo companheiro de VAL-Palmares, o grupo revolucionário que abrigava a então estudante Dilma Rousseff. Esse amigo de combate à ditadura afirma, de forma categórica, que a presidenta eleita nunca havia pego em armas: "Dilma tinha atribuições meramente administrativas, nunca tendo participado de ações violentas". A Globo tinha esse depoimento durante a campanha. Depoimento que corrigiria uma imensa injustiça que a candidata sofreu e que a faria ganhar talvez ainda no primeiro turno, ou com uma vantagem muito mais folgada. Prefiriram a omissão calculada, certos de que isso ajudaria o outro candidato. Alguns acharam a matéria simpática, reconhecimento democrático da vitória alheia. Eu vi a manipulação e o ódio com que a emissora conduziu o processo. À merda todos eles !!! Vão bajular a PUTA QUE LHES PARIU.

Essa eleição proporcionou outros embates, coadjuvantes da briga principal, não menos viscerais e odiosos. O maior vencedor, depois da Dilma, é claro, foi o Edir Macedo. Ganhou sua briga pessoal com o tal Silas Malafaia e se firmou definitivamente como maior liderança evangélica do Brasil. Viu ainda sua emissora, a Record, ao lado do SBT, desmoralizar a Globo no episódio da bolinha de papel. A Record fez também, pela primeira vez depois do fim da ditadura, a entrevista inaugural com o presidente eleito, primazia que, até então, pertenceu sempre à Globo.

Aécio Neves, que surge como a maior liderança da oposição, exortou seus companheiros de partido à humildade da reflexão dos rumos do PSDB. O modelo neo-liberal aliado à direita reacionária está gasto e se distancia muito dos ideais que nortearam o surgimento do ninho tucano. Aécio Neves tem sabedoria pra interpretar com clareza o momento histórico. Caso seus companhiros não tenham, correm o risco real de perderem um de seus melhores quadros.

Esse blog foi criado com o propósito principal de falar de VASCO. Me afastei desse propósito há algum tempo. As eleições, sem dúvidas, ocuparam meus pensamentos nesses últimos meses. Por outro lado, o VASCO também não contribuiu para que minha atenção fosse, ao menos, dividida. A forma como o time entrou em campo contra o Vitória, culminando com uma derrota vergonhosa, é a justificativa mais eloquente para o afastamento temporário. Tem sido uma campanha pífia, sem tesão, reforçada pela posição do time na tabela por toda a competição. Mais um ano perdido. Já são dez anos sem títulos, igualando a seca dos anos 60, tingida apenas com as cores do Rio-São Paulo de 66. A paciência já acabou tem tempo.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* O ocaso da mídia suja e a derrota do Serra mereciam ser acompanhados pela queda pra segunda divisão de certos times. Mas não é justo pedir a Deus tantos presentes num só fim de ano.

* Demitir o PC Gusmão não resolve. O VASCO precisa é de jogadores que estejam à altura da lendária camisa da Cruz de Malta.

* Mas que o time do PC é covarde, isso é. Perdi a conta de quantos empates o VASCO cedeu por sua postura, principalmente na segunda metade do segundo tempo. O time, invariavelmente, recua em demasia e cede o campo que o adversário precisa pra alcançar o empate.

* 2011 começou na noite de 31 de Outubro. E começou muito bem.

6 comentários:

  1. Faaala amigo João. Tomara que vc tenha razão quanto a Dilma. Respeito sua opção mesmo não sendo a minha.

    Quanto ao Vasco, o nosso elenco não é dos piores não. Acho sim que o problema está no banco, ou seja, PC. O recuo demasiado e a postura covarde tem que ser combatida nos treinos com muita conversa, e acho que ele não está conseguindo fazer isso como deveria.
    O time não tem acreditado nele e isso se mostra em suas atitudes impensadas e seus destemperos à beira do gramado. Sua voz já não se faz mais ativa como deveria. Acho sim que deverá ser substituído para 2011.
    Mas tb acho que o Roberto não vai fazer isso.

    Abçs e SV.

    Carlos Vascaíno.

    ResponderExcluir
  2. Meu abraço solidário, minha concordância com seus termos todos (inclusive em relação ao Vasco, hehehehe, meu time não está nada melhor). Em contraposição à elegância da Dilma, você poderia ainda ter comentado a soberba e a amargura mal-educada do discurso do Serra. Retrato perfeito de uma campanha sórdida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Grande Carlos,

    Quando disse que demitir não resolvia, me referia exclusivamente ao término do campeonato. Para 2011, tudo o que a gente espera é um técnico ousado e um grande elenco, ingredientes fundamentias para conquista de títulos. Abração, amigo.

    Ana,

    Não fiz referência ao Serra propositalmente. Não quero dar mais um centavo de moral a esse cidadão. O desrespeito, ou a deselegência, ao esquecer de agradecer quem mais merecia agradecimentos, o Aécio, mostra exatamente a pobreza de espírito desse cara. Página virada, graças a Deus. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Viva o povo, mano!!! Que vitória, que vitória!

    E ainda tô devendo as encomendas. Vou tentar mandar até essa semana.

    O Brasil continua dos brasileiros.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fala João!

    A eleição da Dilma foi uma falta de opção para o povo brasileiro, o que também mostrou como a Globo perdeu forças e espero que isso faça os manipuladores enxerguem que o povo está cansado de ser enganado pela notícia parcial, omissa e tendenciosa.

    Agora em relação a rebaixamento, foi o que conversamos no carro ontem: existe um time que nem eu, com 25 anos, nem meu filho, nem meu neto presenciarão o seu rebaixamento. kkkkk

    Abrçs brother!

    ResponderExcluir
  6. Olá meu caro João, aconteceu o que eu já sabia: Dilma Rousseff foi eleita. Tudo bem que ela tem uma importância par a política brasileira e tal, mas o lado chato disso tudo é que são mais 4 anos de PT no Governo. Esse negócio de "presidenta" é coisa de burro, pois a pronúncia é uma porcaria. Não é de hoje que a Globo tenta dar suas manipulações, mas dessa vez, não conseguiu.
    Quanto a primeira entrevista, mais uma vez, foi o sinal de que a Globo não é mais a mesma, graças ao furo que a Record deu.

    Cara, vê se cria um blog que você fale sobre vários assuntos e deixa este exclusivamente só para falar do Vascão falou?
    Abraços, saudações vascaínas e parabéns pelo seu blog.

    Visite, siga e comente- http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!