sexta-feira, 28 de maio de 2010
COM CARA DE VASCO
Nada como uma vitória assim, de virada, para restaurar a tranquilidade e a autoconfiança perdidas. Houve ajuda da sorte? Claro que sim, nos petardos do Élton e do Nilton, como se Dona Sorte tivesse escutado os apelos feitos aqui, no último post. As vozes críticas se calam por enquanto, visto que a vitória é um argumento eloquente demais para ser contestado. Mas o trabalho precisa continuar. Ah, e nada de jogar com quatro volantes. A torcida não merece.
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* Foi penalti? Não. Mas na contabilidade dos erros de arbitragem, o balanço ainda mostra o VASCO com um prejuizo gigantesco.
* Mais quatro pontos nos próximos dois jogos, e o VASCO entra no recesso da Copa do Mundo numa posição que permite sonhar com reação.
* O foguinho tá devendo...hora boa de cobrar.
* Frase do primeiro ministro da Turquia, Tayyip Erdogan: "Todos aqueles que falam negativamente são países que têm armas nucleares. Isso é muito contraditório. Queremos um mundo sem armas nucleares". EUA, Rússia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, China - todos têm arsenais nucleares. Esse países tem legitimidade suficiente para impedir que outros desenvolvam suas armas...?
segunda-feira, 24 de maio de 2010
MAIS UM VEXAME
Acabaram-se as desculpas. A atual diretoria comanda a Nau Vascaína há 2 anos. Sabia, quando aceitou a missão, que a tarefa era árdua - dívidas, falta de títulos, herança maldita etc. Não obstante, na campanha para assumir a presidência, prometeu time competitivo, saneamento das finanças, títulos, fila de investidores, patrocínios milionários, auditorias internas e total transparência. Até agora, só uma boa campanha na série B ano passado. A verdade é que faltou planejamento. E ainda falta. As finanças combalidas, o elenco medíocre, a escassez de bons resultados dão prova da falta de planejamento e vão minando a esperança dos torcedores e a autoconfiança dos jogadores, já muito limitados. Só nos resta fazer nossa parte - apoio durante os 90 minutos, depois cobrança, protesto, vaias e seja lá o que for, enquanto a Nau não voltar a navegar mares menos revoltos.
Este blog adere à campanha que rola na net.
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* O departamento médico do VASCO ainda existe?
* Roberto, o ídolo-presidente, parece abandonado à própria sorte por boa parte daqueles que o conduziram à presidência. Torço para que mostre como presidente a mesma coragem que mostrava como artilheiro.
* A verdade é que muita gente "usou" o carisma do Roberto só para se vingar do Eurico e afastá-lo do VASCO. Uma vez satisfeita a vindita, essas pessoas abandonaram o barco.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
PENSANDO EM VOZ ALTA...
Há algum tempo se fala na "Nova Ordem Mundial". Havia a percepção tácita de que o jogo de poder no tabuleiro político mundial estava mudando. O acordo selado entre Brasil, Irã e Turquia foi a constatação eloquente do que já se sabia. Óbvio que as oligarquias que dominavam o mundo até o dia 18 não vão se entregar sem resistência. Uma revolução política dessa monta não se faz do dia para a noite, é preciso uma longa caminhada. Mas uma coisa é certa: o primeiro passo foi dado.
No último fim de semana, de 13 a 16 de Maio, a Caixa realizou em São Paulo um Feirão da Casa Própria. O evento contou com a participação dos agente de crédito, das construtoras e dos cartórios; dessa forma, o mutuário já saia com escritura lavrada. Foram movimentados mais de R$ 1,4 bilhão. O que me chamou atenção foi o valor do preço médio da unidade para aqueles compradores considerados de classe baixa - R$ 103 mil. Vejam só, o pobre no Brasil compra apartamento de mais de 100 mil reais. Não há como deixar de admitir que durante os 8 anos do governo Lula, o Brasil distribuiu renda como nunca havia feito desde sua ocupação pelos portugueses, em 1500. E há gente que se nega a enxergar isso...
Sinto cheiro de golpe hollywoodiano no ar. A diretora Kathryn Bigelow, primeira mulher a ganhar o oscar de direção, com o filme "The Hurt Locker", vai rodar uma nova produção, chamada "Tríplice Fronteira". Sua improvável vitória na academia, uma vez que disputava a estatueta com James Cameron, seu ex-marido, diretor do aclamadíssimo "Avatar", dá a ela a notoriedade e a credibilidade necessárias para contaminar a opinião pública mundial com o que quer que venha a pregar nesse novo filme. Aí reside um perigo grande, já farejado, para os países envolvidos na tal "Tríplice Fronteira", a saber: Brasil, Paraguai e Argentina. Diz-se que o filme vai abordar a possível presença de terroristas, traficantes, assassinos e outros criminosos, nessa "terra de ninguém". Os governos dos países envolvidos, prevendo o golpe, já declararam seu repúdio ao roteiro, e que não irão auxiliar a produção. É importante que as pessoas sensatas e de bem desses países se levantem para o combate desde já. O jogo deles é pesado, e pode ser uma tentativa desesperada de desqualificar e desacreditar aquele que eles imaginam ser o mais poderoso articulador da tal "Nova Ordem Mundial": O Brasil. Recomendo essa leitura de Mauro Santayana, publicado no Conversa Afiada: QUEREM OCUPAR A TRÍPLICE FRONTEIRA
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* Todo treinador novo indica a contratação de dois ou três jogadores que chama de "homens de confiança". Normalmente são jogadores medíocres, de muita obediência tática, e que devem render um bom dinheiro para todos os envolvidos nas negociações. Dinheiro que o VASCO não tem...
* No caso do Celso Roth, eles atendem pelos nomes de Renan Oliveira e Marquinhos.
* Estou me preparando para ver o VASCO jogando feio, com marcação pesada, e, se Deus quiser, habitando a parte do meio da tabela...
* Na verdade, vai continuar exatamente como está há um bom tempo. O que muda é a posição do VASCO na tabela, o que, no momento atual, já é um bom avanço.
* Fim de jogo em Santiago. Pego o telefone para ligar para o Montillo. Nada. Só dá fora da área, de cobertura !!! (By Irmãos Bacalhau)
* Adiós, América...
terça-feira, 18 de maio de 2010
CELSO ROTH, DE NOVO
Não sei quais são os critérios adotados para elencar alguém como profissional de ponta. No caso do Celso Roth, não foram títulos, vitórias fantásticas, campanhas inesquecíveis. Seja lá o que ele tenha feito para ter atingido o status de "estrela", espero que mostre no comando do VASCO que foi merecido. Que ele mostre em São Januário a justificativa para seu status de "técnico de ponta".
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* Mais um capítulo na história da volta do Juninho. Acabou a temporada no Al Gharafa e recomeçou a temporada de especulação.
* O Élder Granja admitiu que o elenco do VASCO não é forte. Será um rasgo de auto-crítica honesta?
* Às vezes, a melhor maneira de ajudar o clube do coração é se insurgir e cobrar. Seja com vaias, faixas de protesto, palavras de ordem. A única coisa definitivamente repudiável é a violência.
domingo, 16 de maio de 2010
A HISTÓRIA ACHINCALHADA.
VASCO e PALMEIRAS se enfrentaram em jornadas inesquecíveis por toda história. Há pouco tempo, no fim dos anos 90, disputaram várias finais em que ora um, ora outro, saia vencedor. Partidas históricas. Times recheados de craques que contribuiram para escrever páginas belíssimas nas lembranças desse confronto. Jogadores que emocionaram as duas torcidas, como Edmundo, Evair, Jorge Mendonça, Cesar, entre outros tantos que vestiram os dois mantos. Pois hoje Nilton, Souza, Armero, Caíque, Vítor, Marcos Assunção...rasgaram a história. Debocharam do passado glorioso e genial desses Clubes. Me pergunto até onde vai a culpa desses infelizes. Não seriam mais culpados aqueles que permitiram que os coitados envergassem camisas de tanto peso e responsabilidade? Aqueles que, de suas salas refrigeradas, têm feito esforço sobre-humano para apequenar e desmontar os dois clubes, que num passado recente eram temidos e respeitados onde quer que jogassem? Carlos Leite, J. Hawilla..., crápulas que enriquecem às custas da paixão cega de milhões de torcedores, devem estar felizes por verem suas mercadorias vagabundas expostas nessas que ainda, apesar deles, são duas das mais admiradas vitrines do futebol brasileiro.
Esse time, que saiu aplaudido pela torcida há poucos dias atrás, dá em paga, à mesma torcida, isso que vimos hoje...
Saí triste com o que vi, e preocupado com o que nos espera.
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* A Colina Histórica não merecia esse tipo de espetáculo. As torcidas de VASCO e Palmeiras, igualmente, também não mereciam ver as duas lendárias camisas profanadas pela grosseria desses jogadores.
* O jogo de hoje tem lugar certo no TOP 10 dos piores jogos que vi do VASCO em toda minha vida. E não vi poucos...
* O Gaucho não é técnico de futebol. Definitivamente.
* Mas Jumar, Caíque, Dedé, Léo Gago...também não são jogadores de futebol. Técnico e jogadores se merecem.
* Os jogadores se esforçaram, talvez merecessem aplausos...
quinta-feira, 13 de maio de 2010
13 DE MAIO
Ia aborrecer vocês com minhas ideias a respeito da abolição, do preconceito, do racismo que insiste em se manifestar etc. Mas li o resumo do que penso e compartilho. Com a licença do Claudio Yida Jr:
"Se você atravessa a rua ao ver um negro na calçada, se você fica desconfiado de um negro que está ao seu lado na fila de um banco, se você acha estranho um negro dirigindo um carro melhor que o teu, se você não deixa seu filho ou sua filha namorar alguém que é negro, se você diz que "não sou preconceituoso, minha empregada é até negra", se você admira o Pelé (o maior anti-negro desse país), se você sempre procura um negro no banco de trás de uma viatura, se você não suporta a idéia de ter um negro como chefe, se você espera um outro elevador se tem um negro lá dentro, se você nunca beijou ou deu um abraço em um negro....Saiba, você é um merda."
O original está aqui: Luta, sempre.
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* Elivelton, Diogo Rangel...As experiências continuam.
* Na estréia do VASCO na série B, São Januário lotado. E a estréia na série A, lota de novo?
quarta-feira, 12 de maio de 2010
A SELEÇÃO DA GLOBO
Este blog não se preocupa com a profanação do selecionado nacional. Isto já ocorreu há muito tempo. Desde muito que a camisa amarela não emociona mais, não desperta paixão nos verdadeiros torcedores. O que nos preocupa e entristece é ver a forma descarada e impune com que uma emissora de televisão manipula grande parcela da população. O monopólio exercido por eles é um atentado à democracia e à pluralidade. A ingerência da corja platinada nas decisões que emanam da CBF torna o processo escuso e sem credibilidade. E, pior, empresta antipatia ao que já foi o xodó dos brasileiros: sua seleção de futebol.
Quero deixar bem claro que para nós do blog a seleção não tem a mínima importância. Aqui, o assunto e a preocupação é o VASCO. Somos VASCAÍNOS; exclusivamente e acima de tudo. Não combina com um adepto da Cruz de Malta alinhar suas preferências e prazeres com os patrocinados pela turma da Vênus Platinada. São manifestações sociais tão antagônicas, o VASCO e a Globo, que, por natureza, estão desde sempre em lados diametralmente opostos. O que é bom para eles, costuma nos amargar a boca; e o nosso sucesso causa profundo dissabor nas salas do Jd. Botânico. E viva La Argentina !!!!!!!
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* Zé Roberto, Nunes...e seguimos com a política do "mais ou menos".
* Vários grupos políticos começam a surgir em São Januário como alternativa à dicotomia representada por Roberto x Eurico, o que é muito bom.
* Ainda é consenso entre aqueles que frequentam os corredores do VASCO que, entre os conselheiros e sócios mais antigos, Eurico continua com o conceito elevadíssimo. Como sempre teve, aliás.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
O CAMPEONATO DA IMPRENSA IMBECIL.
O primeiro tempo do VASCO ontem no Mineirão foi a resposta desse time às palmas recebidas na quarta. Um time desinteressado, sem disposição, acomodado e covarde. O raciocínio deles deve ser o seguinte: Tudo bem. Quando o bicho pegar, a gente se mata em campo, livra o clube (tomara) e acaba homenageado. Tem sido assim...
Gostaria muito de ver uma faixa em São Januário no domingo próximo com os seguintes dizeres:
O CAMPEONATO BRASILEIRO É OBRIGAÇÃO
NÃO QUER PRESSÃO? PEDE PRA SAIR.
Curtas:
* Não é possível que não haja no mercado nenhum técnico à disposição melhor que o Gaucho.
* Vencer o Palmeiras domingo é obrigação.
* O que mais me entristece nesses tempos é perceber que essa diretoria faz a farra da flapress. Tudo o que eles queriam era uma diretoria omissa e pacífica no VASCO.
sábado, 8 de maio de 2010
SOMOS UNS BABACAS, ENTÃO.
"...Como sempre, surgiram babacas (com o perdão da palavra) que criticaram a atitude desses torcedores usando o argumento de que isso não é VASCO. Ora, se apoiar o time e reconhecer a lutas dos jogadores não é Vasco o que é?! Ficar em casa com a bunda na cadeira criticando a tudo e a todos?? Sinceramente pessoal, de torcedores como esses o Vasco não precisa e nunca precisará..."
Na outra ponta, a dos "babacas", me incluo. Eu e outros tantos. Mas pra fazer nossa defesa, transcrevo um comentário do Wander Brito, feito no post "Vida e Obra de um Filho da Puta", no impagável OS IRMÃOS BACALHAU, do amigo Zé do Pipo.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
INDIGNAÇÃO SEM FIM.
Em primeiro lugar, quero dirigir umas palavras ao Sr. Roman. Seu safado, seu bandido, seu descarado, espero sinceramente, do fundo do coração, que você NUNCA mais possa apitar outro jogo de futebol depois da SAFADEZA, do ROUBO DESCARADO que você cometeu hoje em São Januário. Questionado a respeito da falta de critério nas expulsões ao fim do jogo, o SAFADO disse o seguinte: Quem pode responder a essa pergunta é a comissão de arbitragem. Ora, o árbitro do jogo era ele. Se há alguém habilitado para falar dos critérios adotados nas expulsões, esse alguém é o árbitro. Por que empurrar para cima da comissão de arbitragem a responsabilidade de justificar o ERRO GROSSEIRO? Simples, a orientação para errar dessa forma partiu da comissão de arbitragem. "Perguntem pra eles, só fiz o que me mandaram". Foi essa a inferência que eu fiz da declaração covarde; como covarde foi a atuação desse verme. E é uma inferência legítima. É legítima porque não tem como justificar de outra forma a declaração infeliz, desse infeliz. Ele estava orientado. Só fez o que mandaram.
Se alguém tem dúvidas que um juiz pode ser realmente mal intencionado, veja o vídeo. O que não compreendo é como esse cara ainda pode ser árbitro. Ele é um SAFADO contumaz, um BANDIDO reincidente.
Elogiável a atitude da torcida até o apito final. Depois, lamentável. NÃO SE PODE APLAUDIR UM TIME QUE É ELIMINADO, NAS QUARTAS DE FINAL, POR UM TIME PEQUENO, COMO O VITÓRIA, EM PLENO SÃO JANUÁRIO. Chega de aplaudir atuação heróica que resulta em eliminação. Tenho visto isso há uns 5 anos. Estamos nos comportando como torcida de time pequeno, que reconhece, no esforço dos seus jogadores, ter ido além do que seria normal esperar. Chega de apequenar o VASCO. Chega de se contentar com atuação briosa na hora derradeira. Isso não põe taça na nossa riquíssima sala de troféus. A semi final vai ser jogada entre Vitória x Atlético-GO. Se deram conta que um desses dois timecos estará na final? E que a imensa torcida vascaína verá o jogo pela televisão? Me respondam agora: Esse time realmente merece aplausos por ter jogado hoje com a determinação com que deveria ter jogado TODOS os jogos esse ano?
Logo no início, eu disse que a eliminação, dessa forma como aconteceu, foi mais danosa que uma sonora goleada. Contribuem para o dano, os aplausos do fim de jogo. Passam para a diretoria, os aplausos e a eliminação sofrida, a idéia confortável de que fazer o possível e mostrar dignidade é o suficiente. NÃO É. MAS NÃO É MESMO!!! Esse pensamento pequeno, de perder com dignidade, está causando um profundo estrago no âmago do que é ser vascaíno. NÃO PODEMOS, NEM DEVEMOS NOS ACOSTUMAR COM A DERROTA. MESMO A MAIS DIGNA. É a segunda competição do ano. A sexta da atual diretoria. O saldo? Um título de segunda divisão e uma final de taça guanabara. De resto, uma eliminação sofrida ano passado para o Corinthias e outra esse ano para o Vitória de Vilson e Schwenck...É essa a história que estamos escrevendo para contar para as futuras gerações acerca das façanhas do Gigante da Colina no início do século XXI.
ISSO NÃO COMBINA COM O VASCO, PORRA!!!
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* Hoje não tem curtas. Nem longas.
domingo, 2 de maio de 2010
BOLÃO BLOG DO VASCÃO BRASILEIRO 2010
Bolão criado para todos os amigos do Blog do Vascão e amigos do Blog Águia Futebol Clube.
Objetivo:
Entretenimento, diversão e interação, entre amigos de todas as torcidas, na boa na paz e que vença o melhor palpiteiro.
Premiação:
Apenas para o primeiro colocado. Será premiado o 1º colocado com uma camisa oficial do seu clube, sendo essa a 3ª camisa.
O ganhador, fica responsável por mandar, após o término do campeonato:
- Seu nome completo.
- Endereço completo.
- Time por qual torce.
Para o e-mail oficial do Blog do Vascão (jlveig@gmail.com).
Obs: Caso o mesmo não se manifeste em 10 dias após o término do Campeonato, perderá o prêmio.
Boa sorte a todos, e boa diversão.
Para participar é muito fácil, basta cadastrar-se no Site Bolão Vip, clicando aqui, depois na parte de busca, procurar pelo Bolão Blog do Vascão. Ou se você já é cadastrado no Site, pode clicar aqui
e ir direto ao Bolão.
Abraços
Jeferson
Vamos participar, vascainada !!!
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Amigos…
Pela primeira vez vou discordar do meu queridíssimo Zé do Pipo. Considero absolutamente desnecessário reclamar e imputar culpa sobre o árbitro. O motivo? ISSO SEMPRE ACONTECE. Por um mínimo de esperteza do time, já deveríamos contar com falhas da arbitragem e triplicar os cuidados no jogo. É triste, mas é verdade. Entretanto dessa vez o fato é que não houve gol mal anulado ou pênalti mandrake.
O que nos fodeu, ou melhor, FUDEU foram três elementos: Rafael Carioca, Élder Granja e Nilton. São três cânceres que o Vasco precisa estirpar. Este último, o câncer Nilton, é o de melhor qualidade técnica, mas… ele sofre de um evidente retardo mental, déficit de inteligência ou qualquer outra patologia que denote a mais pura falta de condições em pensar de forma adequada. Em toda decisão do Vasco o câncer Nilton apronta e deixa o time na mão. É burrice manter esse cara no elenco, por melhor que ele seja. Não adianta manter um sujeito bom, mas nada confiável.
Os outros dois cânceres, R. Carioca e Élder… eu já falei e repito: eles merecem porrada. Simples. E depois de levar uma surra que deixe seqüelas, eles devem ser multados pelo clube e demitidos por justa causa. E depois disso, eles podem resolver compartilhar um apartamento na zona norte do Rio. Em seguida, um vazamento de gás e uma explosão viriam a calhar e a justiça seria feita.
Num ano importante como esse, onde o Vasco reiniciou sua trajetória após a humilhação de disputar uma série B, os jogadores, equipe técnica e diretoria deveriam estar mais do que cientes que 2010 é um ano até mais importante que 2009. O sangue deveria ser o mesmo e o foco nunca deve ser comprometido.
Pra finalizar, isso tudo já era previsível. Um time que perdeu da forma que perdemos não merecia disputar o título, por mais absurdo que isso possa parecer vindo de um vascaíno que ama o clube como eu. Mas… é a justiça! Agora é conveniente culpar o juiz (e me perdoe por isso, Zé… mas..) no entanto quem perdeu a Copa do Brasil foram as células cancerosas do time. E todo o resto do grupo.
Domingo vai ser foda… vamo pegar o Luxa com areia na vagina e o vasco com pau mole.
Mas… continuo pensando da mesma forma de sempre: ao Vasco, TUDO!
Arriba!
Aí está. Se cobrar vergonha na cara e exigir respeito com a lendária camisa da Cruz de Malta é ser babaca, então somos. E, pelo que eu percebo, se a diretoria não se mexer, se os jogadores não honrarem nossa camisa, a turma dos babacas vai continuar crescendo...
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* Amanhã começa mais um campeonato brasileiro. Até agora, de reforços acertados, só o Nunes, destaque do Santo André. Mais uma aposta. Tomara que essa vingue.
* Ontem, no "O GLOBO", o jornal embrulha peixe, saiu uma matéria no caderno de esportes onde estão elencadas as dívidas dos quatro grandes do Rio. O flu, se admirem, bancado há anos pelo plano de saúde, é o que mais deve.
* Os outros, amparados por patrocínios nos últimos 10 anos, tem dívidas gigantescas, assim como o VASCO. É bom lembrar que o VASCO não teve patrocínio por uns 5 anos, ou mais. Todos beliscaram títulos, a despeito da situação de insolvência. Menos o VASCO. Há como ser paciente?