quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O DOUTOR E O FUTEBOL.

Assisti recentemente, na TV paga, uma entrevista com o Doutor Sócrates. Ele mesmo, o ídolo corinthiano dos anos 80 e de todo amante do bom futebol. Sócrates reproduziu nas suas respostas toda a inteligência e elegância que foram a marca do seu futebol. De nível intelectual muito acima da média observada entre os boleiros, o Doutor continua o mesmo sujeito irônico, quase debochado, principalmente quando percebe na pergunta alguma dose de maldade ou ignorância mesmo. Nada que o faça perder a elegância. Pelo contrário, destila sua irreverência com a mesma altivez com que desfilava e dominava o meio de campo. Dentre muitas coisas que falou, revelou que está trabalhando em sua tese de mestrado (é ou não é acima da média?). Vai defender a idéia de que o futebol perdeu espaço. Não na mídia, onde tem mais espaço que precisa, fazendo a farra de muito jornalista imbecil e despreparado. Mas no campo de jogo, o espaço físico, uma vez que o elevadíssimo nível de preparação física tornou o futebol um jogo "quadrado", segundo suas próprias palavras.

O termo quadrado vem bem a calhar. Não sei se foi usado por influência da propaganda de cerveja, ou se apenas reproduziu o senso comum, que sugere a idéia que quadrado é tudo aquilo notadamente chato, insosso, retrógrado, sem sabor, previsível, sonolento. É ou não é a definição perfeita para o futebol jogado hoje em dia? Disse ainda que o resultado de uma partida se define não pela capacidade criativa de quem vence, mas pela falta de atenção de quem erra e se permite ser derrotado. É exatamente isso que vemos: Vence aquele que erra menos, num pragmatismo entediante. Não há o jogador diferenciado, que resolve, em jogadas geniais, o rumo de um campeonato. O último a fazer isso foi o Edmundo, em 1997, há 12 anos atrás.

Como solução, o Doutor sugere aumentar o espaço do futebol. Em sua tese, vai propor a redução do número de jogadores - de 11 para 9. Ele acredita, e eu também, que assim vão surgir os espaços necessários que permitam ao craque voltar a fazer diferença. A outra solução, aumentar o campo de jogo, seria muito mais dispendiosa; muito estádio seria inutilizado para a prática do futebol, uma vez que mal comporta um campo nas medidas atuais...Como reflexão, sugiro aos amigos mais novos, que não viram o futebol dos anos 80, que assistam nas férias uma partida disputada há 20, 30 anos atrás. Vão poder observar como o jogo era mais cadenciado, mesmo numa decisão. As grandes jogadas se sucediam, tornando o espetáculo muito mais agradável e "redondo".

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Antonio Carlos vem aí. O Zago e o Gago. Não parece um início muito promissor, mas...

* A se confirmar a contratação, é bom lembrar ao Sr. Zago que São Januário, por sua belíssima história, não comporta manifestações de racismo.

* Nunca nos deram nada de graça. Nunca um título caiu do céu. As dificuldades e os obstáculos são o combustível que faz de cada vascaíno um vencedor.

* A vaia deselegante e desnecessária, dirigida ao nosso presidente que se esforçava pra parecer gentil e educado, desnuda o quanto a LEGITIMIDADE DO VASCO, com sua história verdadeiramente popular e imaculada, incomoda essa corja imunda. Mostra ainda quão parcial é essa imprensa asquerosa - Nenhuma palavra de censura a esse comportamento despeitado e mesquinho foi escrita.

* É bom demais torcer por um clube que não tem UM ÚNICO TÍTULO CONTESTADO. Deve ser muito desagradável ser taxado de usurpador de título alheio...

3 comentários:

  1. Parceiro, mais um post super inspirado. Na boa, cê escreve muito bem. Concordo em gênero número e grau com o que diz e acho que até o Gaucho, dos Juniores seria uma opção melhor do que o AC. Abs e glub, Zé

    ResponderExcluir
  2. Brother Antonio Carlos não, isso é um tiro no pé desnecessário, Dinamite esta colocando em cheque o total apoio da torcida.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. Grande lembrança do Doutor! O cara era um gênio em campo, além de continuar sendo gênio fora dele. O único problema são as companhias, mas ainda irei encontrar o Magrão em algum buteco para fazer com que ele desista de apoiar a máfia juquiniana da mídia.

    Vale conferir essa bela matéria, surpreendentemente feita pela câncer: http://www.youtube.com/watch?v=HBIg6ZEZRoM

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!