sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DE COPENHAGUE, A REDENÇÃO !!!!!

O Rio, enfim, terá a redenção que merece. Depois de ter perdido o status de sede da Coroa Portuguesa, Distrito Federal, capital cultural, dentre outros títulos que já ostentou, o Rio volta a ser o centro das atenções. Maltratado por administrações estaduais e municipais caóticas, relegado à segundo plano pela União, num movimento que pulverizava a auto-estima do carioca, o Rio ia aos poucos perdendo o brilho, o espaço. O Rio agonizava. Mas a alma carioca resistia. Resistia na alegria sincera de seu povo. Resistia no reconhecimento de brasileiros que, despidos de rivalidades regionais, dedicavam ao Rio o tributo que a cidade merece. Resistia na magia dos domingos de Maracanã. Resistia na malandragem divertida das noites da Lapa. Resistia na beleza estonteante de sua gente e de suas praias e montanhas.

Eis que o Cristo, Redentor no nome, olhou por nós. Com os braços abertos, nos lembrava quão abençoada era nossa cidade. E, com sua grandeza silenciosa, deve ter ajudado a seduzir os membros do COI. Pronto, depois de garantir a final da Copa 2014, o Rio era escolhido como sede do maior espetáculo esportivo da terra. A auto-estima combalida, se renovou. A alegria esquecida, explodiu uníssona às 2 da tarde, quando foi anunciado o resultado final. As areias de Copacabana, Copa, para os íntimos, viram um reveillon fora de data. Era a redenção de uma cidade que nunca deixou de ser maravilhosa. Não para nós, cariocas nascidos ou não no Rio de Janeiro, que nunca desistimos dessa nossa paixão.

***********************************

O povo carioca é feliz por natureza. Precisa aprender a ser educado. Alguns comportamentos tipicamente cariocas, como estacionar em fila dupla, não respeitar sinais de trânsito etc, precisam ser erradicados. Nada que nos faça perder nossa alegria e nossa espontaneidade. A educação pode ser alegre, porque não?

Aos amargos, que preferem a comemoração contida ao estilo escandinavo, que acham cerveja e churrasco coisa de pobre, um conselho: Passem os próximos 7 anos na Europa. Os que eram contra a realização das Olimpíadas aqui, prevendo a farra com recursos públicos, um pedido: sejam úteis e ajudem a fiscalizar.

Viva o Brasil alegre, o Brasil descontraído, que quebra protocolo e faz gozação até com o Obama. Viva o Brasil do presidente Lula, que fala errado, mas fala com o coração. Se emociona e emociona o mundo com sua sinceridade desconcertante. Viva o Brasil que dá certo, o Brasil do crescimento, o Brasil que trabalha e que ajuda a construir o país do futuro, que já chegou. Viva o brasileiro que, se é de bem com a vida, feliz e descontraído, não importa onde tenha nascido, é carioca por definição.

Copa de 2014? Olimpíadas de 2016? Tá tudo dominado !!!!!!!!!!!!!!!!!


Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor.


Curtas:


* O Brasil começou perdendo na primeira eleição. Depois virou e venceu. E virada amigo, lembra o VASCO.

* São Januário deve ser sede de algum esporte nas Olimpíadas. Nada mais justo para um dos estádios mais bonitos e históricos desse país.

* Na adequação para sediar um evento olímplico, São Januário não pode, nem deve, receber dinheiro público. Nossa maior honra não pode ser maculada. Nosso estádio é NOSSO. Feito com o dinheiro suado de cada vascaíno do passado. Que o exemplo continue nos inspirando.

* O futebol cambaleante volta a ganhar umas linhas amanhã. Por ora, eu quero comemorar.

5 comentários:

  1. Um texto essencial e tocante, uma visão que faz muita falta na cidade em que vivo. Parabéns, meu amigo...

    ResponderExcluir
  2. João, coisa linda ver aquele povo todo na praia, em plena sexta-feira, comemorando essa vitória do povo brasileiro. Como disse o Lula, o Rio merece! Só vemos a Cidade Maravilhosa em notícia de tiroteio, como se não houvesse isso no mundo inteiro, e há uma cruzada gigantesca e preconceituosa pelo Brasil contra o Rio.

    Menciono ainda a postura do presidente seguindo a linha de raciocínio do Leandro Fortes. Ele lembrou aquela meia dúzia de babaca que vaiou "o cara" na abertura do Pan. Ao contrário de qualquer político mesquinho, Lula demonstrou o porquê da ascensão mundial de sua figura, abrançando ainda mais seu povo e dando ao Rio o que é de merecimento.

    ResponderExcluir
  3. Seo Cruz,

    Valeu a visita. A paulistada precisa relaxar de vez em quando. Trabalhar é muito importante. Mas viver é muito mais. No Rio isso é levado a sério. (ou na sacanagem, não sei).

    Claudio,

    "...e há uma cruzada gigantesca e preconceituosa pelo Brasil contra o Rio..."
    Mas há também cariocas por adoção, como você, Seo Cruz, Barneschi, Filipe, que entendem o way of life carioca, que rendem ao Rio o devido tributo.

    ResponderExcluir
  4. Pergunte a aquela familia que teve seu filho arrastado de forma cruel pelas ruas do "belo e olimpico" RJ o que eles acham dessa "escolha", ou sera que eles prefeririam que o $$$$ que será investido na "olimpiada" fosse para a segurança???Ah é ,foi um caso só......o que que tem a ver né?Só para constar sou carioca moro no RJ, sou VASCÃO e EXTREMAMENTE CONTRA essa palhaçada aqui na nossa cidade, alias a
    "olimpiada" é bom pra que e para quem???
    Saudações Vascainas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    Conto com sua contribuição outras vezes para enriquecer o debate. Não espero, nem quero, ser unanimidade. A gente só avança pela via da diversidade. Entendo seu ponto de vista. Só que ando tão otimista com o Brasil, que acho que um evento como esse, acima do investimento financeiro, traga ao brasileiro, e carioca por excelência, uma noção tão aguçada de cidadania que permita que surjam cada vez mais pessoas que como você, a despeito de ser minoria, tem opinião formada e bem embasada. Volte sempre, amigo.

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!