quinta-feira, 26 de maio de 2011

TOMOU?

Lembram da propaganda da Parmalat? O molequinho, ao final, faz a inocente pergunta: tomou? Pois é, repito a pergunta agora àqueles que tentavam – ou tentam – transformar o VASCO num clube médio. Essa abordagem da mídia suja faz com que adversários mais desavisados, e o Avaí se portou assim, achem que superar a Cruz de Malta seja uma tarefa simples, natural. Não, não é
Vou tentar não esbarrar no ufanismo; é uma tentação; acabamos de nos classificar para a final da Copa do Brasil ganhando na casa do adversário. Mas não é esse o propósito do post. Quero fazer uma análise mais fria. Nesse duelo, estava claro quem tinha a obrigação de conquistar a classificação. O VASCO tinha a responsabilidade e pronto. Sabe por que? O VASCO é um gigante. Suas expectativas são SEMPRE maiores ou, na pior das hipóteses, iguais às dos adversários. Menores nunca. Não importa quem seja o adversário. Pode ser o Barcelona, inclusive. E NÃO ESTOU SENDO UFANISTA. O VASCO pode até não ganhar. Mas tem a obrigação, por sua grandeza e história, de tentar a vitória e não se surpreender se ela vier.
Contra o Avaí, essa expectativa ficou clara nas arquibancadas. Em São Januário tivemos aproximadamente uns 150 torcedores do Avaí. Era a primeira partida. Não havia vantagem. Tudo zerado. Ao fim do jogo, o Avaí tinha conquistado uma pequena vantagem que poderia aumentar a euforia e esperança de seus torcedores, e, na outra ponta, desestimular e desencorajar a torcida vascaína a comparecer na Ressacada. Pois bem, contrariando as previsões dos urubus da mídia suja, a torcida do VASCO lotou seu espaço, tendo esgotado os 1.800 ingressos disponíveis aos visitantes em 3 horas. A informação que a mídia imunda não dá é que findo esses ingressos, os vascaínos de Santa Catarina começaram a comprar ingressos para o setor H, contíguo ao espaço onde ficaríamos nós, os visitantes. Eram mais de 2.000 vascaínos no estádio. Durante a transmissão, num rasgo de honestidade, e sem poder ser excluído pela edição sempre tendenciosa da globo, uma vez que estava ao vivo, o repórter Eric Faria admitiu em rede nacional: A torcida do VASCO é a maior daqui de Florianópolis, dentre os clubes de fora. Maior que a do CRF, flu e bota. Pronto – Eis o que torna o VASCO um gigante, eis o que torna o VASCO favorito contra o Avaí seja onde for o jogo. História, peso de camisa, tradição e, acima de tudo, uma torcida gigantesca e apaixodada não se compram, se conquistam. E o VASCO tem conquistado isso tudo nos últimos 113 anos.
A lendária camisa da Cruz de Malta suporta o peso da obrigação de vencer um jogo, seja contra quem for. Quero deixar claro que a condição de favorito não ganha, por si só, um jogo. Nem contra o pequeno Avaí. Contra o Coritiba seremos mais uma vez favoritos. É claro que a mídia vai relativizar isso. Vão lembrar a campanha avassaladora e invicta do Coxa nesse ano, vão lembrar o título de campeão brasileiro no distante ano de 1985, vão lembrar a campanha vitoriosa no “disputadíssimo” paranaense 2011...vão tentar, usando todos os recursos escusos que possuem, comparar em grandeza o Coritiba ao VASCO. Inútil. Mais uma vez seremos o VASCO. Ganhando ou perdendo – e eu acho que ganhamos – seremos VASCO.
O Almirante segue firme no leme. A marujada destemida segue lutando bravamente. A Nau Vascaína vai singrando em mares cada vez mais serenos. A procela durou muito e foi implacável. Mas, desafiados, os marujos – como sempre - mostraram seu valor mantendo a Nau com a proa voltada para o destino habitual: A Vitória.
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Curtas:
* Me perdoem meus poucos e fiéis leitores pelo abandono. Também andei em mares turbulentos, por isso o sumiço. Mas, como bom vascaíno, não abandono o barco.
* O Craudio o e o Barnneschi, grandes amigos lá de Sampa, me perguntaram como ia o Diego Souza. Falei, falei e falei e acho que não consegui responder. Ontem, com a bola nos pés, o Diego Souza foi muito mais eloqüente e objetivo.
* Não falo de táticas nem do jogo em si, vocês sabem. Mas o volume de jogo do VASCO ontem foi assustador. Estiveram impecáveis o Dedé, o Anderson Martins, o Eduardo Costa, o Felipe, o Edér Luís e o nome do jogo: Diego Souza.
* Alex Silva, ex-São Paulo, pode ser anunciado como reforço depois da Copa do Brasil. Bom nome para compor o elenco.
* E ainda tem o Juninho...
* Hoje é aniversário de duas pessoas muito amadas. Parabéns a elas.

11 comentários:

  1. Seu Blog é de longe o melhor de todos sobre o nosso Vascão, suas postagens são de longe as mais reais, eloquentes, fantásticas, um soco na boca do estômago da Imprensa Máfia bandida em forma de resposta aos devaneios que alimentão sobre o Gigante da Colina inutilmente.

    Dá-lhe Vascão rumo a mais uma gloriosa conquista, contra tudo e contra todos.

    Abraço

    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Jeferson,

    Agradeço suas palavras. Mas há outros excelentes blogs sobre o Vascão, o seu, inclusive. Somos todos uma grande família, meu irmão. Apesar de não comentar, visito sempre seu espaço, onde se respira o mais profundo respeito e amor ao Vascão. É sempre um prazer te rever por aqui. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Essa noticia do Alex Silva, é verídica ? abraço

    ResponderExcluir
  4. nossa, vc é Foda demaisss o crônico mais foda que existe entre todoss..

    ResponderExcluir
  5. Amigo você foi feliz em sua palavras, todas elas sentirar nem por. Gostaria que hoje meu avô fosse vivi Sº Fernando Ribeiro para ler com muita satisfação e com certeza com lágrimas nos olhos por que tudo isso é emoção, tudo isso é amor tudo isso é o nosso Vascão!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimos,

    Obrigado pelas palavras. É um estímulo para continuar a escrever sobre o nosso Vascão. Nas próximas postagens, vou colocar uma dedicatória ao Sr. Fernando Ribeiro, avô vascaíno do nosso amigo, e já falecido.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  7. Belissimo texto, o gigante esta acordando ! ;D

    ResponderExcluir
  8. “A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio.” (L.King). Se aplica a todos os torcedores apaixonados e fiéis. Em especial ao dono do Blog, João, exemplo vivo de lutador e vencedor. Parabéns pelo lindo texto.

    ResponderExcluir
  9. Olá meu caro João, gostei bastante do título do seu post, que é uma espécie de "cala-boca" da mídia mulamba. O seu texto foi claro, direto e com linguagem em que todo vascaíno compreenda; mas você esqueceu só de uma coisa: poderia falar do clima de "já ganhou" que sempre se instala no Vasco em momentos decisivos, pois com isso, a mídia mulamba sempre se aproveita da boa fase vascaína pra ficar plantando notícias de fonte duvidosa.

    Ah, e mais uma coisa quanto ao link do meu blog vascaíno: aonde está escrito , coloque o seguinte , já que é esse o nome oficial do blog.

    Abraços, saudações vascaínas e sucesso para o seu blog.
    Deixe sempre seus comentários lá nos posts-
    http://www.torcidacrvg.com

    ResponderExcluir
  10. Correção: coloque BLOG TORCEDORES DO VASCO, já que o nome mudou. Abração.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    vamos trocar links?

    http://futebolbrasiloficial.blogspot.com/

    No meu blog está rolando uma promoção, SORTEIO DA CAMISA DO VASCO

    http://futebolbrasiloficial.blogspot.com/2011/05/ganhe-uma-camisa-do-vasco-da-gama.html

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!