segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DESPEDIDA DE GALA.

O Maracanã merecia uma despedida assim. Por toda sua história e por ter sido berço e residência da alma do futebol brasileiro por tantos anos. Mas acabou. Acabou porque a FIFA assim o quer. Acabou porque, para se adequar às normas da maldita FIFA, o Maracanã vai encolher mais um pouco e vai ganhar assentos marcados em TODO o estádio. Acabou porque, nesse processo de assepsia a que o Maraca vai ser submetido, não vai mais ser possível assistir ao jogo em pé. Acabou porque, atendendo às exigências estúpidas do Estatuto do Torcedor, não será mais possível xingar no estádio, assim como beber cerveja e desfraldar bandeiras. Seremos todos, por imposição da FIFA, fleumáticos europeus, ou educados orientais.

Mas o que importa realmente hoje é o ontem. Aliás, ontem o Maracanão viveu uma tarde-noite antológica. Não eram 16:30 hs ainda, e as torcidas já ocupavam boa parte das arquibancadas, antecipando, no gogó, o duelo que seria travado em campo. A atmosfera era de melancolia, saudade e festa. Talvez contagiadas por esses sentimentos, as torcidas reviveram seus comportamentos da década de 70/80, o auge do futebol carioca e do Maracanã. Os cantos de guerra e o arsenal de elementos decorativos e de bonito impacto visual eram fartos. Eis que o Flu entra em campo. A arquibancada de lá saudou seu time até com certa parcimônia - confesso que esperava o pó-de-arroz, tão tradicional - Ainda assim o "neeeeeense" se fez ouvir alto e em bom som. Houve festa, é verdade; só esperava mais. Já a torcida do VASCO não decepcionou. Pelo contrário, superou longe as expectativas mais otimistas. O que se viu na entrada do time em campo foi um verdadeiro show !!! As bolas brancas e o papel higiênico somados às dezenas e dezenas de bandeiras saudaram o time, acompanhados de um ensurdecedor "VAAAAAAAAASCOOOOOO". E, aqui, peço licença para ruminar minhas reminiscências. Frequentei Maracanã desde os anos 70. Vi muitas festas como a de ontem. Sempre me emocionei muito. A entrada do time em campo sempre foi, para mim, um momento único, talvez só superado pelo orgasmo que é o gol. E ontem, mais uma vez, e provavelmente a última no Maraca, me emocionei muito. Voltando ao jogo, não bastasse tudo isso, nossa torcida presenteou os espectadores com 6 bandeirões, todos lindíssimos. Isso mesmo, 6 bandeirões. E olha que o maior de todos não foi exibido.

Em campo, os times trataram de se esforçar para estarem à altura da festa nas arquibancadas. O jogo foi ótimo. Lamentável apenas a infelicidade e infantilidade de Felipe e Zé Roberto, que deram o empate de graça e embrulhado pra presente ao Flu. Não faço análise tática das partidas, já disse isso antes. Não farei hoje. Mas preciso salientar que o que vi me permite sonhar alto. O time está bem, muito bem. E ainda está em ascensão. Se Cazalber continuar jogando o que jogou domingo...sei não.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* A imprensa esportiva é definitivamente um nojo. Tendenciosa, despeitada e babaca. À merda todos eles.

* MALDITA FIFA E MALDITO FUTEBOL MODERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!

* O Maracanã vai fazer muita falta. Já sinto saudades...

* Ah, Felipe... Ah, Zé Roberto...

* O futebol que eu admiro foi reverenciado ontem, como deve ser.

6 comentários:

  1. Excelente! Sente, sempre, a borduna nesses merdas. A FIFA é o Moacyr Luz do futebol. O que este faz contra os butecos de verdade, aquela faz contra o que futebol que amamos!

    ResponderExcluir
  2. Salve amigo João. Td bem ?

    O Vasco mostrou que não está de brincadeira, e que se deixar vai atropelar a todos.

    O Maraca precisava de uma faxina mesmo. Só discordo da parte das bandeiras, verdadeiro símbolo de festa.
    Mas, fazer o quê ??

    Abraços e Saudações Vascaínas !!!

    Carlos Vascaíno.

    ResponderExcluir
  3. João, meu caro,
    Seu post tem muito a ver com o que eu escrevi hoje no blog. Vou acrescentar agora um link para este seu texto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras meu irmão, sábias........

    Abraço
    Jeferson
    Diretor
    Águia F. F.

    ResponderExcluir
  5. Criei um blog sobre meu time de coração que é Fluminense e gostaria de perguntar
    se você poderia me ajudar fazendo uma parceria de link comigo,desde já muito
    obrigado e parabéns pelo seu blog:
    http://fluzaoeterno.blogspot.com/

    Fluzão Eterno

    ResponderExcluir
  6. Complicado.....
    Venho através deste canal de comunicação para falar sobre nossa torcida...sem dúvida, está entre as quatro maiores do Brasil, e não conseguimos nem colocar 20.000 sócios adimplentes no quadro social do clube. Torcida não existe só para criticar, "jogar pedra" e etc. Torcida existe para apoiar, ajudar. O que é 20 reais? Não é nem uma entrada de balada, não vale nem a cerveja que nós bebemos em dia de jogo. Sem dúvida é uma vergonha. Não quero nem vê o resultado da campanha de sócios da "cachorrada"...é bem capaz de começar esmagando a nossa.
    O torcedor pode mandar debitar no cartão de crédito, ele não vai nem sentir que pagou a mensalidade. Vamos lá torcida.....Só quem pode mudar alguma coisa no Vasco da Gama somos nós, então já passou da hora de fazermos acontecer !!!
    Camarada João, mudando de assunto, o torcedor acaba de ter outra derrota. A CBF conseguiu derrubar a liminar do juiz que autorizou cerveja nos estádios baianos. Nunca vi uma coisa dessas... o estatuto só existe para prejudicar os torcedores de bem.
    Saudações para todos os vascainíssimos.
    Vasco Quadros.

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!