terça-feira, 20 de abril de 2010

VENCENDO O DESÂNIMO.

Tenho sido muito cobrado pelo meu longo silêncio. Isso muito me honra, visto que é prova inequívoca de que essas poucas palavras aqui escritas recebem atenção. O VASCO, motivo de existência desse blog, é o culpado pela ausência de textos. Explico: Esse time não me motiva. Nem é horrível, nem é genial. É sem sal, sem intenção de rimar. O presidente, ídolo incontestável, tem sido, como administrador, a imagem do time em campo; não tem feito uma grande administração, mas seu sorriso indefectível, marca registrada, inibe as críticas mais ácidas e contundentes da imprensa e de boa parte dos torcedores. Esses, ainda alimentam a percepção que criticar o Roberto de forma mais intensa é, de certa forma, endossar o discurso da oposição, liderada pelo defenestrado ex-presidente.

Assim segue o VASCO, insosso. As vitórias são magras, sem brilho. As derrotas deixam a impressão de que poderiam ter sido evitadas, não fossem esses ou aqueles elementos. Aqui, eu acho que reside um outro perigo. O VASCO NUNCA, que eu me lembre, TEVE A ARBITRAGEM A SEU FAVOR. Na verdade, desde que me entendo por gente, o VASCO sempre foi a antítese da tríade da Zona Sul. E foi dessa forma que nos tornamos gigantes, lutando contra a ordem por eles estabelecida. Sei que os erros de arbitragem incomodam, são orquestrados, nos tiram vitórias e quase sempre o clube favorecido é o mesmo. Mas sempre foi assim. E vencemos muitas vezes assim. É importante que o ódio devotado ao "de preto" não obscureça a percepção de que não ganhamos nada significativo há 10 anos.

Não quero insuflar uma discussão política. O tom é de desabafo. Um clube como o VASCO vive de conquistas. O VASCO não precisa ser o clube simpático, queridinho. Até porque, por suas origens e história, nunca será. Prefiro o VASCO odiado pelos rivais, antipático aos olhos dos demais torcedores, porém VENCEDOR, COMO SEMPRE FOI.

A torcida percebe o momento sem brilho do time. Em jornadas memoráveis no passado, São Januário vivia lotado. Durante a penitência da Série B, vivendo um momento de profunda dor, foram recordes de público, um atrás do outro. Agora, que não fede nem cheira, São Januário fica às moscas. Essa é a resposta eloquente da massa ao momento modorrento do time. Espero que amanhã a história comece a mudar. Há bons motivos para esperar uma bonita festa na Colina Sagrada. Afinal, às vezes nosso estádio recebe visitas muito especiais.


SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Curtas:


* Cruz Pátea, Cruz de Cristo, Cruz Templária etc. Na gramática vascaína só existe CRUZ DE MALTA.

* A novela Juninho encheu o saco. Sua condição de ídolo é inquestionável, mas a forma como seu possível retorno é conduzida acaba arranhando sua imagem, principalmente juntos àqueles que eram muito jovens quando o Reizinho ajudou a construir um dos períodos mais vitoriosos da história vascaína.

* Li muita coisa quando estive ausente. Recomendo essas leituras: Guerra? É com a gente !, principalmente o texto de Ugo Giorgetti, do Estadão, transcrito no fim do post; Urubutomia, do impagável "Irmãos Bacalhau", numa referência à canalhice que emana da emissora do Jd. Botânico; O Insuperável Edmundo Alves de Sousa Neto, do meu amigo Almirante, dentre outros.

5 comentários:

  1. Sábias palavras irmão, sábias palavras...

    Abraço
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderExcluir
  2. O vasco está sem alma. o que o eurico fez, arrasou quarteirões por décadas, levou do apgeu as ruinas em pouco tempo. reconstruir, meu caro, é muito mais penosos , do que spríamos. O roberto é um só e ainda abandonado pelas suas bases, mas creio acima de tudo na grandeza do VASCO> abs, apareça lá no blog: url nova, casa nova, radio nova, tudo novo?!abs,leandro

    ResponderExcluir
  3. João,
    Infelizmente não estarei na Cidade Maravilhosa na ocasião...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Grande João, muito bom tê-lo de volta e muito honrado com a citação. Também tô meio desmotivado com o nosso Vascão, tanto que andei postando só pra dar porrada no urubu, para descontento de alguns frequentadores, com toda a razão. O Vasco hoje não está nem preto nem branco, tá uma porcaria de um cinza que incomoda que nem dia nublado. Abração, glub e não para não! Zé

    ResponderExcluir
  5. Recebi um texto no meu blogue bem bombástico sobre o time da emissora do Jd Botânico.

    Passa lá!

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!