segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A VITÓRIA, NADA MENOS.

Passeando pela tabela de classificação e conferindo os próximos jogos, constatei que os 6 adversários do VASCO, na sequencia, são exatamente os 6 últimos colocados da série B. Vejam a tabela de classificação atualizada:

fonte: globoesporte.com


E agora reparem os próximos jogos:

Dia 20/10: ABC X VASCO - Estádio Frasqueirão - Natal/RJ (19º colocado)
Dia 24/10: VASCO X Bahia - Estádio Maracanã - Rio de Janeiro/RJ (18º colocado)
Dia 31/10: Fortaleza x VASCO - Estádio Castelão - Fortaleza/CE (17º colocado)
Dia 06/11: VASCO x Juventude - Estádio São Januário - Rio de Janeiro/RJ (15º colocado)
Dia 10/11: Campinense x VASCO - Estádio Amigão - Campina Grande/PB (20º colocado)
Dia 14/11: VASCO x América/RN - Estádio Maracanã - Rio de Janeiro/RJ (16º colocado)

Pois bem, uma das maneiras de encarar essa situação é a seguinte: Os próximos 6 compromissos do VASCO serão contra os seis últimos colocados da SEGUNDA DIVISÃO do campeonato brasileiro. À exceção do Bahia, os outros adversérios têm como conquistas mais expressivas os respectivos campeonatos estaduais. O VASCO é TETRACAMPEÃO BRASILEIRO, campeão sul-americano duas vezes, conhecido e respeitado em todo o mundo. O que esperar desses jogos além da vitória?

Há um discurso muito comum há algum tempo, que eu vou chamar de pragmatismo de resultado, que estabeleceu o seguinte clichê: "Não há mais time bobo no futebol". Sob esse prisma, devemos admitir como comum, e até esperado em certas circunstâncias, outros resultados que não a vitória, contanto que o objetivo final seja alcançado. No nosso caso, alguns pregam que é o retorno à elite, lugar de onde NUNCA deveríamos ter saído. Outros, mais ambiciosos, exigem o título. Eu, meus amigos, olhando para o passado, revendo nossa história, contando nossas glórias, considerando os adversários, reavalio minhas expectativas: Só a vitória é resultado normal. Sempre. Às favas com esse papinho de "time bobo". Dos 6 jogos, 3 serão no Rio, provavelmente no Maracanã lotado. Os outros três serão no Nordeste, reduto de vascaínos. Local onde é muito comum nossa torcida transformar o estádio alheio em sucursal de São Januário. 6 jogos, 6 vitórias e ponto final.

O que alimenta nossa grandeza são nossas expectativas, nossas exigências, forjadas por mais de 100 anos de história vitoriosa. O Gigante está voltando, e isso não tem nada de absurdo e inesperado. Esse caráter de normalidade, que conferimos ao nosso retorno antecipado, só é possível porque é exatamente isso que esperamos de um clube da grandeza do VASCO. Somos, mais uma vez, resultado do que conquistamos, do que esperamos. Precisamos continuar alimentando essa paixão, essa grandeza. E o único resultado que combina com isso atende pelo nome de VITÓRIA.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Para o jogo de sábado no Maracanã, será preciso haver total transparência na venda dos ingressos. Quantos estarão disponíveis para o torcedor, quantos "convites", quantas gratuidades. A direção do VASCO precisa colaborar na quebra do recorde. O resto, a torcida faz.

* À propósito, seria bom esclarecer, sem rodeios, como funciona essa história de cortesias. Quem são os beneficiados, quais as vantagens para o VASCO com tais cortesias e que legislação impõe que numa partida oficial de futebol sejam distribuídas cortesias com tanta generosiade. A torcida, que paga ingresso, quer saber. E merece saber.

* Fernando, o zagueiro, deu esta declaração há pouco, que acentua bem o espírito do post.


2 comentários:

  1. No futebol existe muita teoria pois somos milhões de "técnicos" dando pitacos sempre que podemos sobre a seleção e principalmente sobre o time que torcemos.

    O Vasco sempre entra em qualquer jogo para vencer e convencer, este é o meu lema, pois pela grandeza e tradição do nosso amado Gigante da Colina, não podemos esperar menos que isso, se vai vencer realmente são outros 500.

    Sobre este prisma vejo que se o Vascão entraria pra vencer qualquer time do mundo, lógico que na Série B e enfrentando os últimos colocados da tabela, somados aos fatos que já mencionei, fica claro a obrigação da vitótia, subida a elite e posteriormente o título, isto sendo uma analiza fria e cauculista.

    Mas como você mencionou em seu sábio post, hoje em dia não existge time bobo ou de vacilões, então acho que para vencermos qualquer adversário que seja forte, médio ou fraco temos sempre que jogar com seriedade, raça e dedicação somados a nossa melhor qualidade técnica a vitória virá por consequência, não acha?

    Concordo plenamente com o texto do espaço "Curtas", se a Diretoria fazer a sua parte, nós com certeza faremos a nossa.

    Grande abraço brother.
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Amigo João, de fato não existe bobo no futebol, mas existe diferença de qualidade e a do Vasco para a maioria dos times desta Série B é enorme. Contra esses adversários, não existe outra obrigação que não seja a vitória.
    Hoje virá a primeira, pode acreditar.

    Abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!