sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SÃO JANUÁRIO OLÍMPICO.

O COI decidiu hoje pela inclusão do rúgbi e do golf no programa olímpico de 2016. A simples escolha destes "esportes" merecia um post à parte. Não é normal achar que o golf pode agregar algum valor positivo à comunidade esportiva. O rúgbi, talvez. Este último é um esporte não muito caro e é bastante popular em vários países - os hermanos tem bastante tradição com a bola oval - já tendo sido inclusive esporte olímpico. Mas golf ?!?!?! Esporte extremamente elitizado, de prática cara, inacessível à maioria da população jovem e chato pra cacete. Só foi escolhido por pressão de uma marca de material esportivo, que quer a imagem do seu garoto propaganda popularizada na carona do espírito olímpico. Quero ver Tiger Woods se hospedar na vila olímpica...

Mas não é essa a motivação destas linhas. A escolha do Rúgbi respinga na Colina Histórica. São Januário foi escolhido para abrigar as partidas desta modalidade. As implicações da escolha são bastante óbvias. E preocupantes. Assim que a notícia saiu, li no NETVASCO, nota extraída do JB online, cujo trecho, que me arrepiou a medula, transcrevo abaixo:

"...Casa da bola oval Tradicional palco do futebol carioca, onde o Vasco manda a maioria de seus jogos. São Januário trocaria a bola redonda pela oval. Um dos estádios mais tradicionais da cidade mantém sua arquitetura quase inalterada. Logo, teria de passar por uma modernização para abrigar o evento. ..."

Modernização, com a ajuda inestimável do Priberam: tornar moderno, acomodar aos usos modernos, adaptar-se aos tempos modernos. Esta modernização tem dois aspectos preocupantes. O primeiro deles, de natureza estética, pressupõe a possibilidade de alteração, por menor que seja, na belíssima fachada do nosso estádio, que ornamenta o template desse blogue. Graças a Deus que alguma alma esclarecida sugeriu, e o pessoal do Instituto do Patrimônio Histórico acatou, o tombamento desse monumento de arquitetura. Nenhuma obra em São Januário pode ousar descaracterizar a fachada. O segundo aspecto tem relação com a acomodação do público. Para atender às exigências estúpidas do COI, São Januário deve ser "agraciado" com lugares numerados em todo o estádio. Esta exigência pode ser admitida na prática desse tal rúgbi, NUNCA para um jogo de futebol. Pior, um jogo do VASCO. O vascaíno que consegue se imaginar procurando o lugar indicado no ingresso para, civilizadamente sentado, assistir ao jogo, não vai se sentir à vontade lendo estas linhas. O futebol que eu conheço e defendo não combina com comportamento circunspecto. Arquibancada é lugar de gente apaixonada e ensandecida. Ali vive a alma do futebol. Modernização nenhuma pode privar a paixão de seu local sagrado.

As melhorias no entorno, feitas com dinheiro público, são devidas e mais que merecidas. Todos os rivais, de zona sul, ganharam várias intervenções urbanísticas, nesses anos todos, feitas nas imediações de suas sedes e estádios ?!?!?. Mas o VASCO é clube de subúrbio, de preto, pobre e português. Melhorias pra que? Esta foi a tônica por todo esse tempo em que São Januário conviveu com favelas (comunidade carente é eufemismo idiota), que surgiram, cresceram e se expandiram à sua volta. Favelas, é bom salientar, que acolhemos e adotamos e com quem temos a melhor das relações. Vizinhança da qual muito nos orgulhamos e a quem emprestamos nome: Barreira do VASCO. Pois a hora do povo pobre e feio chegou. Já escuto a voz bonita da moça do Metrô anunciando: Próxima estação VASCO DA GAMA, desembarque pelo lado direito...

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!

Curtas:

* Tá difícil falar de futebol sem se aborrecer. O time caiu muito de produção e a CBF privou o VASCO de dois jogadores que vem fazendo muita falta.

* Amanhã, contra a Ponte, a torcida do VASCO vai ter mais ingressos que a torcida local. É a lógica. Muito justo.




9 comentários:

  1. OPerfeito post.assino embaixo, ipsílitem , em todas as linhas. e , apenas digo: as obras do consórcio que explorarão São januário serão em 2011, e agora, nosso estádio duplicou o valor da parceria. temos que abriros olhos com os espertinhos de plantão e fiscalizar a tudo e a todos. abs, leandro

    ResponderExcluir
  2. João, n´algum post anterior já disse tudo o que sinto a respeito do primeiro Templo deste país, construído com as mãos e os bolsos de vascaínos da época. Que esses vascaínos sejam honrados daqui em diante, pois a última coisa que quereriam estes é justamente essa merda de modernização (com o teu perdão pelo termo, embora seja necessário).

    No mais, quando em meados do século dezenove a Associação inglesa "dividiu" as duas modalidades de simulação de guerra, ancestral modo de disputa entre partes, criou o Futebol, que tanto amamos, e o Rugbi. Nada mais justo que o "irmão" do Futebol seja parte das Olimpíadas.
    E, a bem da verdade, se a Cidade Mais Linda do Mundo foi escolhida sede, nada mais justo que o mais histórico estádio seja o escolhido para abrigar o irmão do Futebol, uma vez que o Maior do Mundo já deverá abrigar o próprio Futebol.

    Parabéns, C.R.Vasco da Gama.
    Parabéns, São Januário.

    E olho aberto, todos nós que somos contra essa patifaria de "modernização".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Quanto aos lugares numerados, no Rio a coisa será diferente. Posso estar enganado, mas uma capital para vocação de ser destino turístico do mundo interiro saberá fazer suas concessões olímpicas, mas creio que, passado o evento, o bom e lúcido carioca vai 'cagar e andar' para a numeração das cadeira, tanto em São Januário quanto em outros estádios da cidade. Pelo menos eu espero que assim seja...

    Quanto à bela fachada Vascaína, aí pecará a diretoria se não pressionar os orgão competentes para a preservação da mesma: o caminho é o IPHAN (Instituto de Preservação Histórica e Artística Nacional).

    ResponderExcluir
  4. Fala, João!

    Endosso as opiniões dos amigos Filipe e Seo Cruz. Concordo plenamente com eles e também com você.

    Chega a ser ofensivo que um esporte como o golfe ganhe tal honraria, mas o rúgbi sem dúvida faz por merecer. E São Januário é o palco ideal.

    Abraços,
    Barneschi

    ResponderExcluir
  5. Maldita,

    Estaremos sempre atentos às crocodilagens com o dinheiro público ou com o patrimônio do VASCÃO. Abraços no pessoal do MFC.

    Filipe,

    Sou simpático ao rúgbi. Não conhecia a história do esporte. Valeu o esclarecimento. Abração.

    Seo Cruz,

    Também acho que esse jeio descontraído do carioca vai atropelar esse papo de lugar marcado. Mas sempre tem uns babacas que querem levar isso a sério, infelizmente. E a simples presença daqueles assentos de plásticos inúteis poluindo a arquibancada já me enoja. Abração.

    Barneschi,

    Cara, é surreal ver uma partida de golf sendo disputada durante as olimpíadas. É um absurdo. O rúgbi já tinha minha simpatia. Depois das explicações do Filipe, ganhou meu apoio. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, se o metrô chegar a São Januário já vai ter valido a pena. Como isso faz falta.
    Certamente não mexerão na fachada e nossa torcida é inteligente, consciente e saberá fiscalizar para que nosso estádio amado não seja descaracterizado.
    Quanto às cadeiras não haverá jeito, só espero que façam um desenho legal que faça menção ao Vasco e não às Olimpiadas ou ao país como é no Maraca.
    Se um cara chegar e falar pra mim que aquela cadeira é dele, a resposta não será muito amigável. Mas tenho certeza que essa moda nunca pegará.

    Abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir
  7. sao januário não pode perder o formato de ferradura é a marca registrada do estádio é uma afronta tentarem apagar a belíssima estética que fez e faz diferença dentre todos os estádios do brasil

    ResponderExcluir
  8. eu tenho estadio vc ñ tem!
    urubu imumdo

    ResponderExcluir
  9. SEU BURRO, A CRUZ DO VASCU É A CRUZ PÁTEA E NÃO A CRUZ DE MALTA!

    VAI PESQUISAR A HISTÓRIA DO TEU TIME ANTES DE FALAR MERDA!!!

    EU SABIA QUE VASCAIDO É IDIOTA, MAS SEM CULTURA TB É FODA...

    P.S.1: PREFIRO ALUGAR UMA MANSÃO NO CENTRO DO QUE TER UM BARRACO NA FAVELA!

    P.S.2: METRÔ NO PARQUE ARARÁ??? SÓ SE FOR PIADA...

    P.S.3: SEREMOS VICE NO RUGBY

    SRN, PAU NO CU DE VICEÍNO

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!