quarta-feira, 14 de outubro de 2009

É PROIBIDO VAIAR.

Tá virando moda a concepção de que só demonstra amor ao clube o torcedor que apóia incondicionalmente. Ouvi essa semana o comandante DJ, e vários outros jogadores, pedirem àqueles que vaiam o time para que ficassem em casa. Deve ser maravilhoso trabalhar sem receber nenhuma crítica. Mesmo quando fazemos nosso trabalho de forma displicente, ineficiente ou atabalhoada.

Ontem, depois de fazer o primeiro gol, uma obra-prima assinada pelo Nílton, o time se acomodou. Passou a errar passes de três metros, recuou e deu espaço ao "poderosíssimo" Vila Nova. Então, como cereja do bolo, a defesa, num momento comédia pastelão, permitiu o empate. Pronto, satisfeito com tudo isso, o torcedor tem que aplaudir esses jogadores, porque vaiar é proibido. Entretanto, rebelde que é, o torcedor inteligente tratou de descumprir a ordem do comandante. Vaiou o time e vaiou o Pará. Vaia merecida, para ambos. O time, porque estava mal. O Pará, ou porque é ruim mesmo, ou porque tá atravessando uma fase de "deficiência técnica". O jogo é o único momento em que o torcedor pode manifestar seus sentimentos em relação ao time. Não é comum, para a maioria da torcida, aparecer nos treinos durante a semana para lembrar, através da vaia, sua insatisfação com o time ou com algum jogador. Isso, quando acontece, prenuncia que o caldo já entornou. A vaia como a de ontem é preventiva. Pode evitar o pior.

E evitou. O time voltou para o segundo tempo com outra disposição e consolidou a vitória. Se não jogando um futebol vistoso e bonito, ao menos praticando um futebol eficiente. E isso amigos, já é suficiente para transformar vaias em aplausos.

Não sou a favor da turma do amendoim. Aqueles da social que passam o jogo inteiro cornetando e escolhem um jogador pra Cristo. Na verdade, aquilo não pode se chamar de torcida. A manifestação oriunda da arquibancada, essa sim, é legítima. Surge da percepção coletiva do torcedor de verdade que, insatisfeito com o que está vendo, reclama por mais empenho ou eficiência.

Fiquem com a declaração sensata do Paulo Sérgio, retirada do NETVASCO, que resume bem o que foi dito aqui:
"...Aqui é Vasco, e o Vasco é time de massa. Então, temos que estar preparados para a cobrança..."

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Ontem, antes do jogo, foi hasteado o pavilhão olímpico em São Januário. Pequena cerimônia, que confere à Colina Sagrada e à sua história a aura de olimpismo que faltava.

* Nas CNTP, o VASCO deve confirmar seu retorno ao lugar de direito contra o Bahia, em pleno Maracanã. Quer oportunidade melhor para pulverizar o recorde da mulambada?

8 comentários:

  1. Falou e disse tudo brother, assino em baixo.
    Resumindo:
    As vaias mexeram com os brios dos jogadores, que "revoltados, na ausência da técnica e da tatica, resolveram jogar com raça e disposição" vencendo a partida na vontade de provar que a torcida estava errada.
    Quando o calo do jogador é pisado pela torcida ele resolve "jogar' para provar quer a torcida esta errada.
    E outra graças as vaias e descontentamento da torcida que o Dorival mexeu na equipe melhorando 100 % a equipe dentro de campo.
    Sim as vaias na boa, sem vandalismo e palavrões.
    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Jeferson,

    Nem todo mundo pensa assim. Mas, na boa, tem hora que tem sido impossível apoiar esse time. Os caras abusam da sorte. Volte sempre, irmão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post. Concordo que o time não vem jogando bem, mas vai ganhando, vai subir, muito provavelmente como campeão. Não podemos esquecer que começamos o ano com elenco resumido a Tiago, Fernando e Vilson. Hoje já temos pelo menos uma base e meio time para o ano que vem. Saudações vascainas, Zé do Pipo.

    ResponderExcluir
  4. Caraleo...

    O maior prazer receber o amigo Zé do Pipo aqui. Concordo que melhoramos muito em relação ao ano passado. Hoje temos um departamento de futebol competente. Mas o elenco ainda deve melhorar muito para o ano que vem. Espero. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Sobre este tema, discordo dos ilustres amigos. Não creio que a vaia contribua para o time e nem que a melhora no jogo de terça tenha se devido a ela. Não faltou garra em momento algum, mas sim posicionamento e organização, o que só melhorou depois que nosso treinador tirou o Aloísio abdicando das duas torres lá na frente.

    Um grande abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir
  6. Grande Diego,

    O debate é válido, amigo. A substituição foi acertada e fator determinante no resultado, concordo. Mas me preocupa essa coisa radical que TODA vaia é prejudicial. Só considero prejudicial aquela vaia implicante, insistente, que parte daquele tipo de gente que diz que tudo tá errado e torce pra dar errado só pra dizer que sua opinião é que era a certa. E tem gente assim na social do nosso VASCO, acredite.

    Uma honra sempre grande receber o amigo aqui. Abração.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal site. Estamos bem servidos de blogs vascainos!! O seu e o dos irmãos bacalhau tornaram-se leitura obrigatória!

    Saudçaões

    Eddie

    ResponderExcluir
  8. Ediie,

    Valeu o comentário, irmão. A casa é sua. Abração.

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!