quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DESCONSTRUINDO UM MITO - II

Se tem uma coisa que me aborrece profundamente são os mitos criados propositalmente, ou não, pela mídia. Um fato isolado, uma declaração descontextualizada de propósito, uma imagem são usados, à revelia dos respectivos personagens centrais, para criar mitos e alimentar mentiras, que, segundo a sabedoria popular, faladas muitas vezes, tornam-se verdades.

Pois um mito antigo, inventado e alimentado pela mídia mulamba, renasce com força nessa reta final da série A. Escutei, saído da boca desdentada de um mulambo, ontem no Metrô - "Deixaram o mengão chegar, agora é aquilo..." e completou a frase com uma gargalhada eufórica tão desprovida de dentes, quanto o Saara é desprovido de água. Nessas horas de ufanismo irracional, a torcida alienada adora usar essas frases idiotas, como se tivessem, as frases, o poder de alterar o rumo das coisas. Durante muito tempo, a mídia escrota, sempre liderada pela corja do Jd. Botânico, pregou que o time da Gávea era time de chegada, time cuja camisa "pesava" nas finais. A turba analfabeta e ignorante adotou tal mito e passou a repetí-lo como um mantra. E, sempre que o urubu emplaca uma série de vitórias na reta final, a lenga-lenga ressurge com força.

O que as antas que se vestem de vermelho e preto esquecem é que seu time já foi derrotado em finais inúmeras vezes. Eles esquecem das outras ocasiões que a corja da gávea ficou pelas semi-finais. Fazendo um pequeno trabalho estátistico, não é difícil afirmar que o sucesso rubro-negro em finais, ou retas finais de campeonatos mais sérios, é igual ao de quase todo time de primeiro escalão. Perde e ganha títulos, proporcionalmente às vezes que os disputa, com a mesma frequencia dos seus rivais. Mas a lavagem cerebral promovida pela flapress é tão eficiente que, falando assim, fica difícil de acreditar. Vamos aos fatos, então:

1º) Na década de 80, era vitoriosa do urubu, eles foram BI-TRI-VICE campeões cariocas, a saber: 82-83-84, e logo depois: 87-88-89. Nessa década, eles disputaram 8 finais de campeonatos cariocas e venceram apenas 2. Nas outras seis vezes, isso mesmo: seis vezes, foram vice.

2º) Disputaram 5 finais de Copa do Brasil e perderam 3. Ou seja, perderam mais que ganharam.

3º) Disputaram a Copa Libertadores um sem número de vezes e seu único título foi ganho no distante ano de 1981, há quase 30 anos atrás.

4º) É talvez o time que perdeu as finais mais patéticas da história. Vou citar apenas duas: carioca de 1995, com o gol de barriga do Renato e a Copa do Brasil, para o Santo André, no Maracanã lotado pela massa alienada e ignorante, convicta que estava da vitória, embalada pelo mito imbecil a que me refiro.

Vê-se, sem nenhum esforço, que os mulambos ganham e perdem da mesma forma que todos os grandes. Só não enxerga quem não quer ou quem, por sua condição cultural, não consegue fazer contas mais elaboradas...

Antes que digam alguma coisa, vou logo adiantando que sei que meu time, o VASCO, também perdeu várias finais. O problema é que nunca preconizaram nossa "imortalidade" na reta final. Nenhum mito foi criado para insuflar nossa torcida quando o campeonato se aproxima do fim. Nós, vascaínos, acreditamos apenas no imenso amor e esperança infinita que movem nossa paixão de torcedor. E isso, amigos, não vende em banca de jornal.

Curtas:

* 5 mil ingressos para nossa torcida em Fortaleza é sacanagem.

* VASCO x Juventude confirmado para o Maracanã, sábado às 16 hrs, dia 07/11/2009. Promessa de casa cheia de novo. Cheíssima.

4 comentários:

  1. Também fico indignado com isso João. E tem mais, essa única libertadores deles foi uma piada. Uruguaios e Argentinos não participaram da competição, logo, ficou muito fácil vence-la.

    Grande abraço e me desculpa por sábado, meu celular descarregou! Mas contra o Juventude não passa meu amigo. Essa gelada tem que sair!!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. E digo mais Almirante, além de Argentinos e Uruguaios não participarem, contaram com a ajudao do fdp do José Roberto Waith para derrotar o Atlético-MG em um jogo que ficou manchado e marcado para a eternidade como o golpe do século.

    João além de sacanearem com apenas 5 mil ingressos, aumentaram em 500% o valor dos ingressos para a Nação Vascaína, o que já é caso de polícia, os torcedores do Fortaleza pagam 5 e os vascainos pagaram 30, lamentável, um absurdo.

    Parabéns pela postagem e se puder passa la no blog do Vascão, hoje é dia de humor por lá.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. que nada mosso! sabe de nada fera xD
    eu admiro sim o time do vasco apezar de eu ser flamenguista... mais eu não aguento são as críticas que todos os outros times fazem contra o flamengooo..eu sinceramente não sei por que toda essa inveja.

    ResponderExcluir
  4. Filipe,

    Pela qualidade da sua gramática, não precisava nem me dizer seu time; era fácil imaginar. Continuando a demonstração nítida de falta de lucidez, chamo sua atenção para o fato de que em momento nenhum do texto falei mal da instituição "Flamengo". O texto e voltado apenas para a imprensa idiota e vendida que sempre fabricou mentiras para insuflar o mito da "invencibilidade" do fla na reta final dos campeonatos. Lógico que os idiotas que se deixam levar por essas mentiras são igualmente contemplados com críticas. À propósito, ontem, mais uma vez, o mito a que me referi no texto foi desmentido. Deixaram chegar e....eliminado. De novo.

    Sou VASCO. O seu time não me interessa. Só perco tempo escrevendo contra as mentiras idiotas que a mídia vendida fabrica. Leia o texto de novo, dessa vez com mais atenção e você vai perceber.

    ResponderExcluir

Solta o verbo, amigo !!!!