segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CHEGA !!!

O atual presidente do VASCO escapou até hoje de críticas mais contundentes por dois motivos específicos: É indiscutivelmente o maior ídolo da história do clube e conta com o apoio irrestrito de grande parte da mídia suja. Essa mesma mídia, que por toda história tratou o VASCO com extrema má vontade, esfrega as mãos deliciada com o momento vascaíno. Faz mais, emprega todos os esforços, ultrapassando a barreira do ridículo, para poupar o presidente e, quem sabe com um pouco de sorte, mantê-lo no cargo por mais três anos, na eleição que se avizinha.

Vamos tratar primeiro do presidente. Vejam bem, falei presidente, não ídolo. É preciso fazer a distinção. O ídolo foi incontestável, já o presidente...Repito o que foi dito aqui em outra ocasião, o maior pecado do Roberto foi ter feito a leitura errada da instituição. Ele fez do VASCO o clube que a mídia sempre pintou: um clube menor, frente aos rivais da zona sul. Um clube sem personalidade, quase transformado em "produto" - essa visão modernosa, típica de gente que não entende porra nenhuma da essência do futebol. O VASCO é a antítese disso. É alma pura, paixão, clube social, um ideal de vida. Seus torcedores não são clientes. Essa visão equivocada do Roberto, talvez por estar na esfera de influência dessa mídia suja, tem sido seu grande erro. No mais, a falta de comando é evidente. Conseguiu a proeza de destroçar o grupo político que o elegeu. Disputa de egos, pessoas de caráter duvidoso, aproveitadores há em todos os clubes, em todas as administrações. O principal papel do líder é exatamente manter a unidade, amarrando pessoas e interesses distintos em torno de um mesmo obejtivo. O Roberto, líder em campo como jogador, não repete no papel de cartola o mesmo desempenho. Nem de longe. O resultado de tudo isso é a absoluta insegurança do grupo, que não se sente liderado, nem tampouco sabe de forma clara que causa defende. E o barco fica à deriva, como temos visto.

A mídia... bom, a mídia está lambendo os beiços. O clube dos portugueses e dos negros, o intruso que nunca foi aceito está sendo finalmente colocado no seu lugar. Toda essa corja imunda trata hoje o VASCO com comiseração e piedade, como se precisássemos disso. Não precisamos. Chegamos aqui sozinhos, nós vascaínos. Sozinhos vamos sair dessa. O momento é delicado, sabemos. Temos muito a resolver. Não acredito que o Roberto consiga ainda na sua administração reverter esse quadro. Se o VASCO terminar o carioca de forma digna, já está ótimo. O próximo presidente talvez entenda melhor o que significa dirigir esse Gigante. De qualquer forma, a torcida que um dia se uniu para erguer a Colina Sagrada, não vai temer o desafio de reerguer o Gigante.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Estamos de luto.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ANO NOVO, VIDA NOVA.

2011, seja bem vindo. Passei a virada de ano da melhor forma possível, exatamente embaixo da bandeira vascaína, muito bem acompanhada pela bandeira da "Boa" Antarctica, como prova a foto abaixo:


Duas paixões retratadas na ordem de importância. Acredito profundamente que tenha sido um bom presságio. Marco inicial de um ano surpeendentemente cheio de alegrias, todas comemoradas com muita Antarctica. Veremos.

O ano se inicia com a notícia da renúncia do Luso, ex-entusiasta do MUV, movimento que alçou o Dinamite à presidência. Não é o primeiro a sair. O Coelho, na sua saída, disparou a metralhadora contra os desvios da atual administração. O Luso, mais político, não quis entrar em detalhes a respeito dos reais motivos da sua renúncia. Tenham certeza de que não foi por satisfação e concordância. Dinamite vai ficando cada vez mais isolado.

Não obstante minhas manifestações de esperança, devo admitir que as contratações (quase inexistentes) não empolgam. O time se mantém praticamente o mesmo que em 2010 não emplacou. Torno a dizer, o time titular, completinho, sem desfalques, é bom. Muito bom, talvez. Mas o elenco é fraco, ninguém pode se machucar. O técnico é bem intencionado, esforçado, trabalhador e só. Não é um grande treinador. Pode ser que se torne um dia. Por ora, é uma aposta. Não acho que seja o momento, depois de mais de 10 anos de seca, de se fazer apostas. Preferia um técnico pronto, ganhador, tipo Dorival Júnior, que saiu por causa de besteira do VASCO...

Todo mundo, sem exceção, anunciando grandes contratações, fazendo propostas para jogadores renomados, gastando o que não têm para reforçar seus elencos. TODOS esses clubes têm dívidas tão grandes como a do VASCO. Mas conseguem fazer triangulações, jogadas de marketing, contratos de vínculo de imagem e outras peripécias financeiras e administrativas para viabilizar essas contratações. Se endividam, é verdade - MAS DISPUTAM TÍTULOS. Todos, menos o VASCO...

A posse da nova presidenta foi muito emocionante. Como disse Aldir Blanc, segundo relato do BUTECO DO EDU (sou um dos seus "poucos" leitores, amigo), se o governo que se inicia for 10% do que foi o discurso da nova comandante, estamos feitos.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* Bom ver as mãos que torturaram prestando continência para a "guerrilheira". O mundo dá voltas, amigos...

* Não vi ninguém elogiando a postura elegante do Lula na posse. Sua discrição mostrou que se esforçou para passar despercebido, como coadjuvante que era, tentando não ofuscar a estrela do dia. O problema é que o Lula, mesmo que se esforce, NUNCA passa despercebido.

* Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Nilton, Felipe e Cazalber; Marcel e Éder Luís. Qual o seu time titular pra 2011?