quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BREVE RETORNO - O MOMENTO EXIGE.

O momento exige que algumas coisas sejam ditas. Sobre o VASCO e sobre a eleição, nessa ordem de importância - O VASCO é sempre o assunto mais relevante. Não obstante, vou falar primeiro na eleição, uma vez que o VASCO eu discuto todos os dias e eleição só de quatro em quatro anos.

Pra começar, a Dilma ganha no primeiro turno, com mais de 55% dos votos válidos. Eu tenho essa convicção. Caso a previsão se confirme, a tentativa de golpe da mídia suja e dos institutos de pesquisa vão ser descarnados. E isso impõe uma devassa de auditoria nos números que esses institutos fabricaram durante a campanha. Chega de manipulação.

Essa jornada produziu uma expectiva agradável e uma certeza reconfortante. Temos, enfim, um projeto de oposição inteligente e honesta na figura da Marina e do partido dela. Claro que ela precisa amadurecer muito ainda para um dia ser presidente. Mas é fato que ela se apresenta, no futuro, como uma alternativa bacana. A propósito, mesmo um ótimo governo, como o do Lula, precisa de oposição. A oposição é tão ou mais importante que um bom governo. É ela que refrea no governante bem sucedido o bichinho da arrogância, da soberba. Mas há que ser uma oposição honesta. Guerreira, aguerrida, mas honesta. A Marina e seu partido parecem preencher bem esse papel a médio e longo prazo.

Sempre achei que havia uma casta grande de gente esclarecida, que, em tempos de "paz", refuga frente a uma discussão política desnecessária e antipática. As posições são claras, mas não são ostensivas, nem precisa. Quando chega a época da "guerra", esse povo inteligente se mostra. Sabia que existiam, só não imaginava que eram tantos e tão esclarecidos, tão articulados. Essa eleição, e a internet ajudou muito, apresentou um sem-número de amigos e mestres com posições fantásticas, esclarecidas, bem embasadas, amizades das quais eu tenho imenso orgulho. Amigos novos e antigos. Presto aqui um tributo àqueles que ganharam, com a faca nos dentes, a batalha contra a mídia suja. Meu respeito a todos vocês.

CHUTA QUE É MACUMBA
URBANAMENTE
NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA
CONVERSA AFIADA
BOTECO DO EDU

TIJOLAÇO
VI O MUNDO
ESCREVINHADOR
GODOT NÃO VIRÁ
CULTURA E BARBÁRIE
O BISCOITO FINO E A MASSA

E tantos outros que não foram mencionados. Vocês venceram a eleição. Não importa o resultado. Mas teremos todos bons motivos para comemorar domingo, depois das 20 horas, quando o TSE anunciar que, com mais de 60% das urnas totalizadas, a Dilma não perde mais. A Democracia verdadeira, não aquela da Veja, da Folha, da Globo, a democracia do Lula, da Marina, do Plínio e de todos vocês agradece.

**********************************

O VASCO joga logo mais. O ano já acabou. Insosso como começou, com o perdão da rima pobre. Prometo que falo mais sobre o assunto amanhã.

SAUDAÇÕES VASCAÍNAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Curtas:

* O Fernando Prass, Fagner, Dedé, Cazalber e Éder Luis são a espinha dorsal do VASCO 2011. Que a diretoria se mexa desde já.

* Contra o Santos, o Éder Luis jogou muito. Mas o melhor em campo foi o Fagner.

* Será que o ex-presidente leva? Acho difícil...